Notícias
BRICS
Trajetória de sucesso do Brasil com biocombustíveis ganha destaque em reunião do BRICS
- Foto: Ricardo Botelho/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou a bem-sucedida trajetória brasileira no desenvolvimento e uso de biocombustíveis durante o painel Sustainable Fuels for Energy Transitions, realizado nesta segunda-feira (9/06) como parte da 7ª Cúpula de Energia da Juventude do BRICS. Representando o MME, o diretor do Departamento de Biocombustíveis, Marlon Arraes, destacou o protagonismo brasileiro em soluções sustentáveis para a mobilidade.
“A grande renovabilidade da nossa oferta total de energia se deve, em grande parte, aos biocombustíveis. O Brasil tem usado, há 50 anos, um conjunto de tecnologias em larga escala. Quando pensamos em etanol, por exemplo, é importante lembrar: há mais de 40 anos utilizamos misturas de etanol à gasolina acima de 20%, sem problemas. Em conjunto com o biodiesel, esses biocombustíveis já evitaram o consumo de 3,3 bilhões de barris de óleo equivalente, gerando uma economia de US$ 250 bilhões em importações de gasolina e evitando a emissão de 1,6 bilhão de toneladas de CO₂”, afirmou.
A apresentação também abordou as estratégias brasileiras para ampliar o uso de combustíveis sustentáveis, como a Lei do Combustível do Futuro e o Renovabio, que adotam critérios de ciclo de vida (LCA) e mercado de créditos de descarbonização (CBIOs) para promover uma transição energética eficiente e de baixo carbono. O painel contou ainda com contribuições de representantes da Índia, China e Etiópia.
A Cúpula de Energia da Juventude do BRICS reúne jovens líderes do Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e países convidados para debater os desafios da transição energética e propor soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn