Notícias
COP30
Mutirão da Transição Energética destaca avanços no setor mineral e energético
- Foto: Ricardo Botelho/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu o Mutirão pela Transição Energética, evento que reuniu representantes do governo, do setor privado e da sociedade civil para identificar propostas concretas de ação e cooperação em torno da agenda energética. Durante a segunda rodada do Mutirão, realizada na tarde de segunda-feira (13/10), o foco esteve no setor mineral e energético brasileiro, com a discussão de oportunidades de atuação conjunta pela transição energética.
“Integrar atores relevantes, como governo, setor privado, sociedade e terceiro setor, é essencial para o avanço desse processo, exercendo papéis distintos, porém complementares”, afirmou Mariana Espécie, assessora especial do MME.
Mineração para a transição energética e circularidade
O primeiro painel da tarde tratou do fortalecimento das cadeias de valor de minerais críticos, da atuação de países detentores desses recursos, de práticas de mineração alinhadas a objetivos sustentáveis e do respeito aos povos indígenas. Também foram debatidas estratégias de economia circular voltadas à reutilização e recuperação de materiais estratégicos.
De acordo com Julevânia Olegário, diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do MME, o avanço da transição energética tende a elevar a demanda por minerais. “As questões relacionadas ao setor não estão dissociadas dos aspectos ambientais, sociais e de governança. Não há como falar em transição energética sem falar em minerais”, afirmou.
Soluções da indústria de óleo e gás para a transição
No quinto painel do dia, foi discutido o papel da indústria de óleo e gás na redução das emissões globais de metano e o potencial das tecnologias de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) e captura direta de ar (DAC) para impulsionar soluções de mitigação e remoção de carbono.
O debate destacou a importância de marcos regulatórios e de mecanismos de financiamento que possibilitem a expansão dessas soluções de forma ampla e sustentável.

Foto: Ricardo Botelho/MME
Combustíveis sustentáveis
O último painel do dia discutiu caminhos para acelerar o desenvolvimento tecnológico e reduzir os custos de produção de combustíveis sustentáveis, promovendo sua inserção em larga escala nos mercados globais.
“O Brasil mostra para o mundo, com base em dados concretos da sua matriz energética, que é possível avançar na transição energética tendo os biocombustíveis como parte essencial dessa estratégia”, destacou Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis do MME.
O debate também abordou a expansão da infraestrutura de produção, armazenamento e distribuição, além do avanço da contabilidade de carbono ao longo de todo o ciclo de vida dos combustíveis.
Setor privado nacional
O evento foi encerrado com o painel “Coalizões Brasileiras em Prol da Transição Energética: a hora e a vez do setor privado nacional”, que trouxe reflexões sobre o papel das empresas brasileiras na agenda da COP30.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn