Notícias
Transmissão de energia
Modernização e eficiência: confira as principais mudanças que a PNAST traz para o sistema elétrico brasileiro
- Foto: Tauan Alencar/MME
O Ministério de Minas e Energia (MME) desenvolveu a Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão (PNAST) para modernizar o modelo de acesso de geradores e grandes consumidores à Rede Básica. Inaugurando, dessa forma, uma nova lógica de planejamento e expandindo a capacidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para atender à transição energética e à nova onda de investimentos industriais estratégicos.
A PNAST é resultado do diálogo do MME com representantes do setor e diversos órgãos do Governo do Brasil, em resposta ao rápido avanço das fontes renováveis, sobretudo eólicas e solares, e à expansão acelerada do Ambiente de Contratação Livre (ACL) desde 2019. Com o crescimento de empreendimentos industriais, como usinas de hidrogênio de baixa emissão de carbono e data centers, os pedidos de acesso ao sistema elétrico passaram a dominar a fila, apresentando demandas que chegam a centenas ou até milhares de megawatts em regiões com alta concentração de carga.
Diante desse cenário, a nova política inaugura uma nova etapa na organização do acesso à Rede Básica, ampliando a capacidade de conexão para a indústria de baixo carbono, incentivando a expansão das fontes renováveis e estabelecendo os alicerces para um sistema elétrico mais eficiente, robusto e preparado para as transformações da próxima década.

Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn