Notícias
HIDROGÊNIO
MME participa do encerramento do Projeto H2Brasil
Foto: Divulgação MME
O Ministério de Minas e Energia (MME), participou, nesta terça-feira (26/11), da apresentação dos principais resultados alcançados pelo Projeto H2Brasil na área de hidrogênio e produtos derivados. A iniciativa, que faz parte da Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável, desenvolveu 18 estudos voltados para o hidrogênio, além da construção de plantas piloto de produção de hidrogênio em parceria com universidades.
Para o secretário Nacional Substituto de Transição Energética e Planejamento do MME, Leandro Albuquerque, o projeto H2 Brasil deixa um legado que foi construído em paralelo ao Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), coordenado pelo Ministério. “O legado do projeto não se restringiu ao suporte no desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas, mas também na capacitação e formação profissional de pessoas, nessa área que poderá gerar muitos frutos para o país no futuro”, afirmou.
Segundo o representante do MME, o PNH2 é uma estratégia bem pensada e o trabalho da equipe do Ministério garante sua consistência. “Uma das metas do programa era aumentar em sete vezes os investimentos em Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, isso conseguimos alcançar este ano, antecipando o alcance da meta em um ano”, destacou. Outra meta que o projeto contribuiu foi a disseminação de plantas pilotos em todas as cinco regiões do Brasil.
A coordenadora-geral de Energias e Tecnologias de Baixo Carbono e Inovação do MME, Patrícia Naccache, apresentou os principais resultados no âmbito do Projeto H2Brasil como os 18 estudos com temas como Planejamento Energético, Regulação e Certificação, aspectos socioambientais da cadeia do H2V e mercado e financiamento no Brasil foram alguns dos assuntos abordados nos estudos, disponíveis na página do MME.
Durante o debate no painel sobre "Projeto H2Brasil e a cooperação Brasil-Alemanha rumo à transição energética", Karina Sousa, diretora de Transição Energética, destacou que o grande legado que o projeto deixa para o país é o engajamento de diversos setores da economia, criando uma rede conectada e todo o conhecimento disseminado em todas as regiões do Brasil.
O projeto teve diversas parcerias com centros de pesquisas e desenvolvimento para promoção de combustíveis de aviação sustentáveis por meio da utilização do hidrogênio verde. Além da construção e equipagem de Plantas Pilotos Laboratoriais de Hidrogênio Verde, a partir da cooperação com universidades brasileiras para a promoção de diversas frentes de pesquisa voltadas à produção e aplicação do hidrogênio verde, como no laboratório das Universidades Federal de Santa Catarina (UFSC), de Itajubá (UNIFEI) e do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto H2Brasil criou bases fortes para a ação do setor privado e novas perspectivas de cooperação em projetos reais. Dentre os benefícios para o setor privado estão o amplo leque de informações disponíveis sobre o H2V, fortalecimento de redes empresariais ligadas ao tema, promoção de projetos de inovação e programas de aceleração de startups.

Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Bluesky ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn