Notícias
MME participa de seminário sobre inovações tecnológicas na transmissão de energia para inclusão no planejamento
Representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e demais especialistas estiveram presentes no Seminário Inovações Tecnológicas para Transmissão de Energia, realizado nessa quinta-feira (6/02), em São Paulo. Durante o evento, foram abordados temas sobre a integração de novas tecnologias ao planejamento da transmissão de energia elétrica, considerando os desafios regulatórios e econômicos do setor. O debate foi promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a pasta federal.
Destinado a instituições do setor de transmissão, representantes do mercado e associações relacionadas, o seminário debateu a incorporação de tecnologias consolidadas globalmente ao planejamento da transmissão. Os participantes levaram em conta os desafios regulatórios e econômicos, com o objetivo de promover a modernização e aumentar a eficiência do setor.
Na ocasião, o secretário-executivo adjunto do MME, Fernando Colli, destacou a importância de se considerar novas tecnologias no setor de transmissão de energia. “A digitalização do segmento e a transmissão em corrente contínua de alta tensão são soluções que podem ser incorporadas ao planejamento para garantir maior eficiência e segurança para o sistema elétrico nacional”, analisou.
O diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais do MME, Guilherme Zanetti, ressaltou que a expansão da transmissão de energia elétrica continuará tendo papel central no setor elétrico brasileiro. Segundo ele, um movimento que será impulsionado agora pelo crescimento da demanda de grandes consumidores e pela necessidade de licitação de ativos que compõem contratos de concessão em fim de vigência a partir de 2030.
“Esse cenário exigirá investimentos expressivos e reforça a importância da adoção de inovações tecnológicas no planejamento da expansão e modernização da rede de transmissão existente”, comentou Zanetti.
A Portaria MME 215/2020 prevê a aprovação, por parte do Ministério de Minas e Energia, de documento sobre critérios e procedimentos para a elaboração de Estudos de Planejamento da Transmissão. Nesse contexto, Zanetti anunciou que o Ministério pretende abrir, ainda neste ano, uma consulta pública para avaliar novo texto sobre o tema para a elaboração de Estudos de Planejamento, onde podem ser considerados critérios que incentivem a adoção de novas tecnologias.
Roadmap
Como resultado do seminário, será elaborado um roadmap baseado nas discussões realizadas, contemplando aspectos regulatórios e técnicos fundamentais para a implementação dessas inovações tecnológicas no setor de transmissão.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn