Notícias
MINERAIS ESTRATÉGICOS
MME participa de audiência pública sobre investimentos para a transição energética
- Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou da audiência pública realizada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (11/09), onde foram debatidas questões relacionadas a investimentos na transição energética do País.
Na ocasião, o MME reforçou a importância da criação do Fundo de Minerais Críticos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), que pretende levantar até R$ 1 bilhão para financiar pesquisa e extração e outros minerais estratégicos essenciais para a transição energética.
O Brasil é detentor de vastas reservas desses recursos naturais e tem grande potencial para gerar energia renovável, o que o coloca em uma posição estratégica para liderar essa transformação. O MME tem trabalhado em diversas iniciativas para desenvolver a cadeira e agregar valor aos minerais produzidos no País, de modo a impulsionar a geração de empregos, estimular a inovação tecnológica e a atração de investimentos.
Na audiência, o coordenador-geral de Minerais Estratégicos e Transição Energética do MME, Gustavo Masili, afirmou que a Pasta projeta um aumento de 3,5 vezes na demanda por minerais estratégicos em resposta à meta global.
"Sabemos que o cenário global vai exigir um grande volume de recursos. Além do lítio, cobalto e níquel, minerais com alta demanda na geração de energia solar e eólica e veículos elétricos, o cobre, grafite, vanádio e alumínio (bauxita) também estão na lista de recursos disponíveis em nosso País", disse.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn