Notícias
ENERGIA ELÉTRICA
MME divulga resultados do Estudo das Linhas d’Água do Rio Parnaíba para fortalecer gestão de riscos hidrológicos e segurança hídrica
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nessa quinta-feira (29/1), do Seminário de Apresentação dos Resultados do Estudo das Linhas d’Água do Rio Parnaíba, em Teresina (PI). Durante o evento, representantes do MME apresentaram o mapeamento hidrológico estratégico para o planejamento urbano, a preservação ambiental e a operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Boa Esperança.
O estudo apresenta um detalhamento das áreas ribeirinhas e da dinâmica fluvial do Rio Parnaíba, utilizando técnicas de geoprocessamento, levantamentos batimétricos e topográficos, além de modelos hidrológicos. A iniciativa busca fortalecer a gestão dos riscos hidrológicos, a mitigação dos impactos de inundações, além de promover a preservação ambiental e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região do reservatório da UHE Boa Esperança até a foz dos rios Poti e Parnaíba, na divisa entre Maranhão e Piauí.
O objetivo do mapeamento foi compreender as elevações sazonais de vazão que causam os extravasamentos na planície de inundação. Além disso, para o MME, os resultados são fundamentais para delimitar zonas de risco, apoiar o planejamento urbano e territorial, orientar diretrizes de ocupação sustentável e reforçar a preservação ambiental, a proteção da biodiversidade e o fortalecimento da segurança hídrica. O trabalho também fornece bases técnicas para uma operação mais segura da UHE Boa Esperança.
Segurança energética
O mapeamento integra o Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização do País (PRR) e é executada com recursos do Programa de Revitalização de Recursos Hídricos nas bacias do São Francisco e Parnaíba, contratada pela Axia Energia, com investimentos estimados em R$ 2,85 milhões. O estudo compõe o conjunto de iniciativas estruturantes voltadas ao aumento da resiliência hídrica de bacias estratégicas para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
A iniciativa está alinhada às diretrizes de atuação do PRR voltadas à geração de recarga das vazões afluentes, à ampliação da flexibilidade operativa dos reservatórios, sem prejuízo aos usos múltiplos da água, e à implementação de ações estruturantes para a recuperação dos reservatórios do País. Ao integrar conhecimento técnico, planejamento territorial e governança hídrica, o Estudo das Linhas d’Água do Rio Parnaíba reforça o compromisso do MME com a segurança energética, a sustentabilidade socioambiental e o uso racional dos recursos hídricos.
O evento também contou com a participação de representantes de órgãos municipais, estaduais e federais, além de instituições do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), do setor privado e da sociedade civil, diretamente afetados por eventos hidrológicos extremos. O encontro buscou, ainda, fomentar a articulação interinstitucional e apresentar estratégias de gestão de riscos passíveis de incorporação às políticas locais de prevenção e resposta a enchentes e inundações.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn