Notícias
ENERGIA
MME destaca ações para expansão das redes de transmissão
Foto: Divulgação/Enatran
O Ministério de Minas e Energia (MME) reafirmou o compromisso de promover a expansão das redes de transmissão durante o I Encontro Nacional da Transmissão (ENATRAN). Durante o evento, realizado nos dias 4 e 5 de junho, o MME participou de diferentes painéis e pôde dialogar sobre o planejamento para garantir a infraestrutura adequada ao crescimento da demanda.
Representando o MME, a diretora de Programa da Secretaria Executiva do ministério, Isabela Vieira, falou, na quinta-feira (5/06), sobre os desafios do planejamento da expansão da transmissão com responsabilidade sobre o impacto nas tarifas. De acordo com ela, é preciso encontrar o equilíbrio: “Precisamos expandir a rede na medida certa para que o país possa aproveitar seus recursos naturais, especialmente sol e vento do Nordeste, e permitir a integração ao sistema de grandes cargas, como os data centers e as plantas de hidrogênio de baixo carbono”, explicou.

Investimentos em transmissão
Ao representar o MME, na quarta-feira (4/06), no painel Revisão Tarifária: Alinhando Investimentos, Incentivos e Sinais Econômicos, o diretor de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais, Guilherme Zanetti, destacou os leilões de transmissão.
Zanetti detalhou os processos até a entrega do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE). Além disso, enfatizou a publicação do cronograma de leilões de transmissão. Até 2027, são previstas cinco sessões públicas. “O setor elétrico brasileiro é atrativo porque é lastreado em três pilares: segurança regulatória, respeito aos contratos e estabilidade. É isso que o investidor procura, por isso os nossos leilões são competitivos e cada vez mais a gente tem sucesso nas contratações”, disse o diretor.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759/5620 E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn