Notícias
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
MME debate o panorama das usinas reversíveis no Brasil
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nesta terça-feira (9/12), o Workshop sobre Sistemas de Armazenamento Hidráulico. Realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (GESEL-UFRJ), o evento promoveu debates sobre o panorama atual da política, do planejamento, da regulação e da operação das usinas reversíveis, destacando seus desafios e perspectivas para o setor elétrico brasileiro.
Representando o MME, o diretor substituto do Departamento de Planejamento e Outorgas de Geração de Energia Elétrica, André Perim, destacou as mudanças que o setor elétrico tem passado e como sistemas de armazenamento hidráulico podem ser uma resposta a esses desafios. “As usinas reversíveis têm características únicas, são uma oportunidade estratégica. O MME tem promovido ações e debates sobre armazenamento hidráulico, buscando contribuições do setor. As reversíveis oferecem atributos diferenciados, e os leilões de serviços de geração surgem como uma nova fronteira para esse modelo. Nosso foco é estabelecer diretrizes claras e avançar nesses empreendimentos ao longo dos próximos dez anos”, afirmou.
Na apresentação foram destacados também os benefícios das usinas reversíveis para o Sistema Interligado Nacional (SIN), como o melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, a redução de custos operacionais do sistema, a segurança energética - uma vez que a energia armazenada é que garante fornecimento em situações de picos de demanda - e o aumento da oferta de flexibilidade no sistema elétrico brasileiro durante horários de alta demanda.
O evento contou com a participação da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Usinas reversíveis
As usinas reversíveis funcionam como uma espécie de “bateria de água”. Elas possuem dois reservatórios, um mais alto e outro mais baixo. Em períodos de excedente de geração, geralmente provenientes de fontes renováveis, como a solar e a eólica, a energia disponível é utilizada para bombear a água do reservatório inferior para o superior. Quando a demanda aumenta, essa água é conduzida de volta ao reservatório inferior, acionando turbinas e produzindo eletricidade, de modo semelhante ao funcionamento de uma hidrelétrica convencional. Esse mecanismo permite regular a oferta de energia, reforçando a confiabilidade, a flexibilidade e a estabilidade do sistema elétrico.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn