Notícias
Capacidade de contribuição energética das regiões Norte e Nordeste vai aumentar, aponta relatório do ONS
Criado na 302ª Reunião Extraordinária do CMSE, em 6 de março deste ano, o Grupo de Trabalho (GT) Cortes de Geração definiu como prioridade divulgar as ações do setor para reduzir cortes na geração de energia renovável.
Assim, o Relatório de Diretrizes para Operação Elétrica – Volume 03, publicado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 1º de abril, detalha os principais limites de transmissão nos eixos Norte/Nordeste – Sudeste/Centro-Oeste. O documento é fundamental para o planejamento elétrico do Sistema Interligado Nacional (SIN), pois apresenta estudos de curto prazo e consolida os principais aspectos do desempenho das interligações entre subsistemas.
A atualização do relatório destaca o cenário atual da Expansão Norte/Nordeste (EXPNE), cuja capacidade máxima de transferência de é de 13.800 megawatts (MW). Conforme o documento, esse valor deverá atingir 14.500 MW com a entrada em operação da nova linha de transmissão em 500 kV Poções III – Medeiros Neto II – João Neiva 2. A previsão atual é que o trecho Poções III – Medeiros Neto entre em operação comercial em 30 de junho de 2025, e o trecho Medeiros Neto II – João Neiva 2, em 30 de dezembro de 2025. As instituições responsáveis estão mobilizadas para antecipar a conclusão desses empreendimentos, dada sua relevância para o aumento da capacidade de transmissão no SIN.
O documento analisa ainda as ligações elétricas levando em consideração como o sistema está funcionando no momento, as mudanças que acontecem na rede com a chegada de novas usinas e linhas de transmissão e as condições de operação. A publicação, revisada mensalmente, também apresenta a quantidade máxima de energia que pode passar por certos pontos da rede e explica os problemas que podem acontecer durante a operação, tanto no dia a dia quanto em emergências. O planejamento para os próximos cinco anos é abordado no relatório do Planejamento Elétrico de Médio Prazo do SIN (PAR/PEL), publicado anualmente pelo ONS.
Além de divulgar as ações do setor, o GT Cortes de Geração também propõe o aprimoramento de dois Sistemas Especiais de Proteção (SEPs), com o objetivo de elevar os limites de intercâmbio de energia elétrica entre os subsistemas Norte-Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste. Uma vez implementadas essas melhorias, o ONS realiza uma nova atualização do relatório.
Acesse a íntegra da Nota Técnica do ONS sobre os SEPs.
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn