Notícias
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Brasil avança em eficiência energética com apoio da Agência Internacional de Energia
O Ministério de Minas e Energia (MME) realizou, nesta quarta-feira (6/08), webinar sobre a participação do Brasil no Programa de Colaboração Tecnológica em Energia em Edificações e Comunidades (EBC), coordenado pela Agência Internacional de Energia (IEA). O evento reuniu representantes da pasta e pesquisadores de universidades para apresentar resultados de estudos voltados à eficiência energética e à sustentabilidade no setor de edificações.
O objetivo das pesquisas é reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa em prédios residenciais, comerciais e públicos, aproximando o país de uma realidade de emissões quase zero no ambiente construído.
De acordo com Alexandra Maciel, coordenadora de Projetos de Eficiência Energética do MME, os resultados também são usados na elaboração de estratégias de conservação de energia. “Os resultados nesse tipo de programa são muito importantes para serem absorvidos dentro do contexto de formulação de políticas públicas e para o desenvolvimento de padrões internacionais e nacionais de conservação de energia”, destacou.
Os projetos desenvolvidos no âmbito do EBC são voltados ao desenvolvimento de tecnologias que promovem economia de energia e à aplicação prática dessas soluções no setor produtivo. A abordagem estimula uma interação direta entre universidades, centros de pesquisa, indústria, laboratórios e profissionais de projeto. Esse modelo colaborativo vai além das pesquisas tradicionais, promovendo resultados concretos tanto na área científica quanto na inovação tecnológica.
Brasil no Programa EBC/TCP
Criado em 1977, o Programa de Colaboração Tecnológica em Energia em Edificações e Comunidades (EBC/TCP) conta hoje com 26 países membros. Com a assinatura do acordo de implementação entre o MME e a IEA, o Brasil passou a integrar oficialmente o programa em maio de 2020.
Desde então, grupos de pesquisa brasileiros participam ativamente da elaboração dos chamados Anexos, que são frentes de estudo com foco em temas específicos. Essa participação permite que o país acompanhe o ritmo das nações desenvolvidas na busca por soluções sustentáveis e inovações no setor de edificações.
Sobre o Webinar
Ao todo, o evento recebeu 258 inscrições e teve grande participação com perguntas ao longo de todas as apresentações. Além disso, toda a produção científica, relatórios e resultados técnicos feitos pelos pesquisadores brasileiros estão disponíveis no portal de Eficiência Energética do MME.
Assista a gravação do Webinar:
Assessoria Especial de Comunicação Social - MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: imprensa@mme.gov.br
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn