Anexo 86 – Gestão de qualidade do ar interno com eficiência energética em edificações residenciais - Energy Efficient Indoor Air Quality Management in Residential Buildings
Duração: 2021-2026
Países participantes: Áustria, Brasil, Canadá, China, Japão, França, Estados Unidos da América, Dinamarca, Itália, Reino Unido, Bélgica, Inglaterra.
O objetivo deste anexo é trabalhar em colaboração internacional para criar um método de avaliação geral integrado para operacionalizar a abordagem de qualidade do ar em interiores (IAQ) sugerida pelo Anexo 9 da IEA EBC para apoiar o desenvolvimento, classificação e implementação de soluções inovadoras e altamente eficientes em termos energéticos. Estratégias de gestão de IAQ podem ser entendidas como qualquer conjunto coerente de medidas por uma parte interessada no edifício que visa aperfeiçoar a qualidade de ar para seus ocupantes. A proposta anexa visa melhorar a eficiência energética das estratégias de gerenciamento de IAQ em operação e melhorar sua aceitabilidade, controle, qualidade de instalação e confiabilidade a longo prazo. A equipe brasileira pretende desenvolver uma metodologia robusta para simulação e desenvolvimento de sistemas inteligentes de ventilação.

O laboratório possui as seguintes atividades previstas até a conclusão do Anexo proposto:
- Revisão sobre poluentes externos e internos em edificações residenciais
- Acoplamento entre Domus e Contam para simulação de fluxos de ar e de poluentes
- Acoplamento com software CFD para levantamento de coeficientes de pressão de forma mais precisa
- Desenvolvimento de um exercício comum em paralelo junto a diversos participantes
- Desenvolvimento de uma metodologia robusta para estudo e inovação de sistemas inteligentes de ventilação;
- Estudo de aplicação de tais sistemas no Brasil;
Entre os dias 2 e 3 de outubro de 2023, a equipe brasileira esteve na DTU (Universidade Técnica da Dinamarca), em Lyngby, Dinamarca, acompanhando o 4º Expert Meeting do Anexo 86. Nesta reunião, houve apresentações sobre os avanços das diferentes atividades (subtasks), com participação da equipe brasileira na ST4. Além das contribuições na ST4, a equipe brasileira apresentou perspectivas de trabalho na ST3. Durante a visita, foi possível conhecer parte das instalações do Departamento de Engenharia Ambiental e de Recursos (DTU Sustain), incluindo o laboratório no qual Fanger desenvolveu o modelo PMV/PPD, amplamente estudado na literatura por pesquisadores que trabalham com conforto ambiental. Após o Expert Meeting, a equipe brasileira participou do congresso AIVC (Air Infiltration Ventilation Centre), nos dias 4 e 5 de outubro de 2023, apresentando trabalhos correlatos.
Projetos correlatos (IEA-EBC_Annex-86-ST4_BR.pptx, último slide):
Os debates promovidos durante os Expert Meetings do Anexo 86 iniciaram, a partir de 2023, projetos de iniciação científica para a elaboração de um protótipo de sistema de ventilação inteligente, assim como o vínculo com um projeto de doutoramento. Este tipo de assunto estaria relacionado à atividade ST5 do Anexo 86, a qual foi descontinuada. Atualmente, realizamos monitoramento de dados relacionados à qualidade do ar interno e desenvolvemos um protótipo de sistema de ventilação controlada com esses dados. Futuramente, devem ser realizados testes em câmaras climatizadas da PUCPR e proposta de criação de um novo produto utilizando conceitos de ventilação inteligente do Anexo 86.
No dia 6 de agosto de 2025 foi realizado o webinar “Engajamento do Brasil no Programa de Colaboração Tecnológica da Agência Internacional de Energia – Energia em Edifícios e Cidades”. O evento destacou a participação brasileira em diferentes iniciativas internacionais voltadas para a eficiência energética em edificações e cidades, evidenciando como os resultados dessas pesquisas têm orientado políticas públicas e padrões de conservação de energia no país. Também foi ressaltada a importância da colaboração entre academia e setor produtivo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que respondam às demandas do mercado.
- Acesse aqui a apresentação do Anexo 86 na Webinar “Engajamento do Brasil no Programa de Colaboração Tecnológica da Agência Internacional de Energia – Energia em Edifícios e Cidades”.
Publicações:
· LOPES, M. B.; MACHADO, D.R.; MORTARI, D.; MENDES, N. Avaliação da qualidade do ar interno de residências brasileiras com sistemas de ventilação inteligente. Revista Brasindoor, v. VI, n. 1, p. 28–40, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.29327/2410885.6.1-3
· LOPES, M. B.; KANAMA, N.; POIRIER, B.; GUYOT, G.; ONDARTS, M.; GONZE, E.; MENDES, N. A numerical and experimental study to compare different IAQ-based smart ventilation techniques. Buildings, 14, 3555, 2024. DOI: https://doi.org/10.3390/buildings14113555
· MORTARI, D.; WANG, Y.; GUYOT, G.; PLAGMANN, M.; MENDES, N. Smart ventilation in residential buildings: a systematic review of control strategies and their effectiveness. Journal of Building Engineering, 112584, 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jobe.2025.112584
· GUYOT, G. et al. ST4 Report – Ensuring performance of smart ventilation, IEA-EBC Annex 86, 2025.


