
Vantagens para o município
Para os gestores públicos, um dos efeitos mais imediatos dos projetos de eficiência energética é a redução das despesas mensais com eletricidade, o que beneficia tanto a administração municipal quanto os cidadãos, ao reduzir o gasto orçamentário corrente.
Para a população como um todo, outra vantagem vem da redução do consumo global de energia, que alivia a demanda sobre o sistema de geração e transmissão, ajudando a prevenir crises energéticas, ao mesmo tempo em que ajuda a preservar os recursos naturais disponíveis. Também aumenta a segurança das edificações públicas e ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, consequentemente fazendo com que a qualidade do ar melhore (promovendo uma maior saúde pública).
A implementação de projetos de eficiência energética gera oportunidades de emprego para a mão-de-obra local, devido ao aumento da demanda por serviços de fabricação, instalação e manutenção de equipamentos e serviços de consultoria, com impactos positivos para a economia dos municípios.
Há também uma série de benefícios indiretos. A implementação de projetos de EE aumenta a conscientização sobre a importância da sustentabilidade do consumo energético, e tem, assim, uma função educativa sobre as comunidades. Associada a iniciativas de geração distribuída, como implantação de placas solares, pode aumentar a autonomia energética das instalações públicas. Ao modernizar as instalações, permite ganhos de eficiência em diversos serviços públicos. Também gera publicidade positiva e melhoria de imagem para a administração.
Dentro da gestão municipal e estadual, diversas operações podem ser foco de projetos de EE. Na gestão dos prédios e instalações públicas, pode ser aplicada em iniciativas de novas edificações ou de reformas e otimização das existentes.





