
Início
Eficiência energética (EE) significa otimizar o consumo de energia – ou seja, fazer o máximo possível utilizando a menor quantidade de energia. Ações de EE reduzem os custos das contas de luz, ao mesmo tempo garantindo serviços de qualidade e levando em consideração o conforto, a segurança e a saúde das pessoas.
Projetos de eficiência energética podem começar com mudanças simples, como substituir lâmpadas incandescentes (tecnologia antiga) por lâmpadas de LED, que consomem muito menos eletricidade. E podem incluir projetos mais complexos, como modernizar sistemas de ar-condicionado central, por exemplo.
Estes projetos podem ser aplicados a diversos segmentos da administração pública. Entre os principais, podem ser citados:
- Unidades de saúde, como hospitais e postos de atendimento, onde sistemas de refrigeração antigos são menos confiáveis e consomem muita eletricidade.
- Iluminação pública, pois a modernização das lâmpadas pode gerar economia e melhor visibilidade nas cidades.
- Rede escolar, onde a atualização do sistema de iluminação, além de diminuir a conta de luz, favorece o aprendizado e o bem-estar dos alunos.
- Reforma de prédios públicos, com troca de sistemas como ar-condicionado e elevadores por modelos mais modernos, eficientes e seguros.
- Projetos em áreas diversas como saneamento, mobilidade urbana, turismo e patrimônio histórico e cultural.
- Análise dos meios de transmissão de energia existentes na cidade e correção de falhas visando melhorar o desempenho energético.





