
Quem somos
O Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev) é uma instância colegiada, composta por representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), das agências reguladoras e das empresas estatais vinculadas ao órgão e ao setor energético e mineral.
Criado em 2004, com o intuito de propor iniciativas para fortalecer a cultura organizacional inclusiva, a saúde e o bem-estar das trabalhadoras das empresas vinculadas a este Ministério, fomentou o protagonismo dessas empresas no setor eletroenergético na pauta de gênero no País — principalmente pelo apoio e implementação das propostas do Programa Pró-Equidade de Gênero, da então Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), em 2005.
As boas práticas obtidas pelo Comitê Permanente levaram as empresas vinculadas ao MME a aderirem de forma maciça a todas as edições do Programa Pró-Equidade (2005–2011), coordenado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ONU Mulheres e pelos órgãos responsáveis pela política para as mulheres no período de 2005 a 2022 no país. Importante destacar que, das dezesseis empresas públicas de diversos setores aderentes ao primeiro programa (2005–2006), onze foram avaliadas e credenciadas, sendo dez do setor energético vinculadas ao MME e ganhadoras do selo.
Em 2018, o Comitê ampliou seu escopo para incluir a agenda de direitos humanos, além de incorporar questões raciais e outras dimensões da diversidade. Com esse marco, passou a ser chamado de Cogemmev e destacou a inclusão das agências reguladoras em sua composição, refletindo, assim, seu compromisso com uma abordagem mais abrangente e inclusiva.
Já em 2023, a Assessoria de Participação Social e Diversidade do MME (APSD/MME) passou a integrar o Comitê Cogemmev. Buscando atender às finalidades do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão deste Ministério, o Comitê foi reconduzido pela Portaria nº 786/GM/MME, de 6 de maio de 2024
Inserido na nova Política de Governança do MME, o Programa tem como objetivo estimular e reafirmar os princípios e diretrizes de respeito e valorização em todas as atividades e ambientes institucionais. Por meio do debate e da implementação de políticas de gestão, busca promover diversidade, equidade e inclusão, com foco nas questões de gênero e raça, em alinhamento com os direitos humanos, com as políticas, programas e planos governamentais, bem como com os compromissos nacionais e internacionais firmados.





