Notícias
Municípios aderem a políticas públicas em agosto
Foto: Thaylyson Santos
Em agosto, o município de São João de Meriti (RJ), aderiu ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Paralelamente, a região do Grande ABC também passou a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
A agenda cultural da ancestralidade também esteve presente na primeira edição baiana do Prêmio África Brasil, na Casa da Igualdade Racial de Salvador (BA), do Café com Ancestralidade, em Itabira (MG) e da divulgação dos selecionados para a segunda edição do Programa Kala-Tukula.
Seguindo as atividades do mês jornalistas, pesquisadores, comunicadores populares, artistas, estudantes, coletivos e organizações se reuniram em Salvador (BA)para a sétima edição do Festival Fala, com o tema “Comunicação que atravessa o tempo e as telas.”
Já na capital federal, representantes de diferentes pastas, juntamente com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), apresentaram o Plano Cafuné, que é uma Ação Emergencial de Proteção e Autocuidado para Mulheres Quilombolas.
Como parte da formulação de medidas para proteção de babaçuais e das comunidades agroextrativistas de babaçu, foi assinada uma portaria que institui o Grupo de Trabalho (GT), para estudos, propostas, campanhas informativas e proibição da derrubada irregular, queima e corte do cacho inteiro de plantas de Babaçu.
No campo da cooperação internacional, foi divulgado o resultado da edição Moçambique do programa Caminhos Amefricanos. No mesmo período, as cidades de Cachoeira (BA) e Anehó, no Togo, se irmanaram durante o “O Colóquio Internacional – Cultura, Relações Exteriores, Desenvolvimento e Reparação Já!”
Dando sequência às oficinas de formação, a Casa da Igualdade Racial de Itabira recebeu a iniciativa “Enap Aqui – Igualdade Racial”, com foco na educação em gestão pública e na qualificação de equipes que atuam na promoção da igualdade racial. Uma parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) passou a oferecer a série de Cursos de Dados Racializados, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o IGBE. As ações são voltadas à formação para o uso, a interpretação e a análise de informações estatísticas e territoriais desagregadas por cor ou raça.