Notícias
Programa IDEIA
Pesquisadores bolsistas apresentam metodologias sobre estatística e revisão em metassíntese
O Programa de Bolsas Integração, Desenvolvimento e Inovação em Pesquisa Aplicada (IDEIA) da Fundacentro apresentou palestras sobre “Análise Estatística para Pesquisa Aplicada: visualização de microdados dinâmicos” e “Desafios da Construção de uma Revisão em Metassíntese”, ocorridas pela plataforma Teams para o público interno da instituição.
Trazendo dados desenvolvidos na ferramenta dashboarder, o pesquisador bolsista Hélio Doyle orientou como montar uma tabela dinâmica.
Hélio apresentou dados de concessão de benefícios por incapacidade da Previdência Social sobre auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio doença acidentário e aposentadoria por invalidez acidentário de homens e mulheres que sofreram traumas ou fraturas de partes do corpo como cabeça, tórax, abdómen, membros superiores, mãos, membros inferiores e pés correspondentes a Classificação Internacional de Doenças (CID-S).
O pesquisador e doutor em estatística comentou que com a construção do cruzamento de dados por meio da tabela dinâmica (dashboarder) não é necessário fazer várias contas para se chegar em um determinado valor/soma. Pode-se transformar os dados segmentados em gráficos para facilitar a filtragem de forma personalizada.
Em seu gráfico, Doyle demonstrou ser possível somar o valor pago e a duração do benefício separando pela CID-S, homens e mulheres, faixa etária, entre outros.
Já a pesquisadora visitante Bianca de Souza Maselli abordou os “Desafios da Construção de uma Revisão em Metassíntese”, em que analisa qual é o objetivo para se realizar uma revisão sistemática de determinado tema. A pesquisadora e doutora em toxicologia e análises toxicológicas falou sobre o artigo Avaliação da exposição ocupacional a agentes cancerígenos químicos: uma abordagem epidemiológica da exposição e dos problemas de saúde. Segundo Bianca, a o artigo de revisão abre um leque de possibilidades para compreender os resultados de várias pesquisas e sistematizar conhecimentos e interpretações.
Maselli disse ainda que a revisão envolve uma pesquisa metodológica por meio da meta-análise e da metassíntese. A junção das duas leva a interpretações, comparação e análise dos dados adquiridos nos artigos estudados.
A pesquisadora informou que a construção de uma metassíntese compreende diferentes tipos, mas ela e a sua equipe de projeto escolheram o estudo descritivo, que envolve a síntese de resultados em uma análise abrangente dos fenômenos com enfoque nos resultados e não em uma única teoria.
Foco do estudo
Para determinação do estudo, foi evidenciada a ocorrência de câncer em trabalhadores, de diversos setores de atividades econômicas, expostos a agentes químicos cancerígenos considerados Classe 1ª da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC).
A doutora em toxicologia revelou que “os pressupostos de investigação ancoram-se no potencial de exposição ocupacional de trabalhadores a agentes químicos reconhecidamente carcinogênicos, que em decorrência disso, podem apresentar maior prevalência e incidência de câncer quando comparadas à população em geral”.
Para amostragem realizou-se pesquisa em algumas bases de dados que abrangeram em torno de 4.667 publicações. A pesquisadora comentou que para organizar o material foram utilizados os aplicativos Zotero e Ryyan.
Resultado da pesquisa
A leitura dos artigos na íntegra foi necessária para averiguar a inclusão e exclusão das publicações. Nessa análise permaneceram 427 publicações, sendo 417 artigos científicos e 10 publicações da literatura cinzenta (publicações não convencionais). No final ficaram 367 publicações elegíveis para avaliação completa dos textos, pois 50 artigos científicos não estavam disponíveis.
A etapa final compreendeu a revisão de 58 artigos de 2011 a 2021. Diante dessa análise, foram identificados 17 agentes: benzeno, sílica, formaldeído, cádmio, amianto e cromo. Os principais setores ocupacionais englobaram manufatura, petroquímica, automobilístico, têxtil e mineração.
Já os tipos de estudos levantados são coorte, caso-controle, transversal, híbrido, observacional, descritivo, metanálise e revisão. Foram observados estudos na Europa, Ásia, América do Norte, América Latina, Oceania e África.
Entre os cânceres indicados nas avaliações, estão com maior incidência o câncer de pulmão, cânceres hematológicos, avaliação de risco e limites de exposição. De acordo com a pesquisadora bolsista, essa pesquisa permitirá o desdobramento de outros estudos e produção de artigos.