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Discussão sobre o trabalho de professores é abordado em livros
A publicação que aborda “O Trabalho de Professores na Educação Básica em Belém do Pará”, de autoria de Leda Leal Ferreira, Elizabete Medina Coeli Mendonça e Doracy Moraes de Souza, que está em sua quarta edição é o resultado de uma pesquisa regional, no qual estuda as “Condições de Trabalho e suas Repercussões na Saúde dos Professores da Educação Básica do Brasil”. O livro é coordenado pela Fundacentro e tem apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC), apresenta os principais resultados das reuniões de Análise Coletiva do Trabalho com os professores, técnicos e alfabetizadores que trabalham com a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em Belém/PA. Esses profissionais da rede pública e particular foram convidados pelo Sindicato dos Professores do Pará (SINPRO/PA) e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (SINTEPP) para que pudessem dialogar sobre as funções exercidas como docentes. O objetivo dessa reunião e de outras que ocorreram durante o ano passado com um grupo de professores, representantes dos sindicatos e pesquisadores da Fundacentro, foi de discutir os aspectos da realidade do trabalho dos professores e identificar situações que costumam encontrar no exercício da profissão e, com isso, possibilitar possíveis soluções para os problemas apresentados. A publicação está disponível para download no portal da Fundacentro. Já a quinta edição aborda “O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia”, de autoria de Leda Leal Ferreira, Tânia Maria de Araújo e José Hélio Lopes Batista. Essa edição evidencia o trabalho de professores que lecionam na educação básica de escolas públicas e privadas dos municípios de Salvador e de Vitória da Conquista. Para o desenvolvimento do livro foram feitas quatro reuniões para que os professores pudessem descrever e analisar seu próprio trabalho. As reuniões aconteceram em 2005, 2006 e 2007, na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro), em Salvador, e na sede da Seção do Sinpro em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. A pesquisa feita com os professores voluntários adotou o método da Análise Coletiva do Trabalho (ACT), no qual a pergunta central é saber qual o trabalho desenvolvido pelo profissional. Os autores contam que a pergunta respondida por um grupo de 4 a 8 pessoas tiveram o máximo de detalhes, ajudando, assim, na coleta de informações relevantes para o estudo. Os autores preocupados com a compreensão do leitor, grafaram em itálico as falas literais dos professores. Também elaboraram alguns textos que são apresentados em boxes que podem ser lidos separadamente para esclarecer pontos específicos. Para finalizar, Leda Leal, Tãnia Araújo e José Hélio comentam na publicação que o assunto está longe de esgotar. “Nosso objetivo maior é suscitar discussões e debates sobre o trabalho dos professores, porque acreditamos que ele precisa ser melhorado em muitos aspectos”, explanam os autores. A publicação está disponível para download no portal da Fundacentro. Assessoria de Comunicação Social Texto elaborado por Débora Maria Santos matrícula 1409E SJPSP