Notícias
Máquinas e equipamentos: é possível trabalhar com segurança!
Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2007, em conjunto com as Comissões Tripartites Permanentes de Negociações (CPNs), a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) realiza o “Seminário de Boas Práticas na Área de Proteção de Maquinas e Equipamentos”.
O evento acontece no auditório Edson Hatem, do Centro Técnico Nacional da instituição, localizado à rua Capote Valente nº 710, no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). O seminário quer debater as dificuldades para a implantação de medidas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), fazer a divulgação dos próximos planos de ação no setor e disseminar as soluções práticas e eficientes para a realização do trabalho de forma segura em máquinas e equipamentos. O evento pretende ser um momento de exposição e debate sobre o acúmulo de experiências no campo de estudos e pesquisas na área de proteção aos trabalhadores que têm atividades em máquinas e equipamentos.
A importância da intervenção da Fundacentro neste sentido tem sido comprovada quando se verifica que as medidas de prevenção vêm diminuído o número de acidentes no setor de máquinas e equipamentos. Segundo dados da Previdência Social, ocorrem anualmente no Brasil, cerca de 120 mil acidentes de trabalho, que resultam, em imensa maioria, em mutilações permanentes. A maioria desses acidentes atinge as mãos, o que representa cerca de 25 por cento dos acidentes existentes no País. Parte desses acidentes é decorrente do uso de máquinas sem qualquer tipo de proteção para o trabalhador.
Este seminário é uma oportunidade para serem apresentados à sociedade os trabalhos práticos que resultaram em sucesso. Oriundos das mobilizações da Fundacentro juntamente com as CPNs, estes trabalhos é que dão suporte técnico político para soluções tecnológicas, para o fim reaproveitamento de máquinas e equipamentos obsoletos e para a garantia da saúde e segurança do trabalhador.
O evento quer ampliar esta discussão com os empresários, inclusive os micro e pequenos, com os trabalhadores em geral, com os dirigentes sindicais, com os profissionais de SST e com os estudantes ligados ao setor, entre outros. “Queremos demonstrar que é possível trabalhar com segurança em máquinas equipamentos”, afirmou a pesquisadora da Fundacentro e coordenadora pedagógica do evento, Maria Mucilo. Ela considera que isto é possível, “sem prejudicar a lucratividade das empresas”, desde que sejam aplicados os preceitos de uma Convenção Coletiva que estabeleça mecanismos a favor da saúde e segurança do trabalhador que atua com máquinas e equipamentos.
| INSCRIÇÕES As inscrições para o seminário podem ser feitas com o setor de Eventos da Fundacentro. VAGAS LIMITADAS |