Notícias
Capixabas discutem Saúde e Segurança do Trabalho para MPEs
Discussão regional será base para finalização de uma proposta nacional de SST para as Micro e Pequenas Empresas
Publicado em
21/09/2006 00h00
Atualizado em
17/08/2022 18h09
Por Fundacentro
Iniciou-se no dia 21 de setembro e foi até a sexta-feira, dia 22, na cidade de Vitória (ES), o Fórum de Discussão da Proposta de Política de Saúde e Segurança do Trabalho para as Micro e Pequenas Empresas. O objetivo do fórum era discutir regionalmente o texto base de uma proposta nacional.
As discussões, sempre a partir das 8h30, começaram dentro das atividades do XV Congresso Brasileiro e VI Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas, que aconteceram na capital capixaba, e se encerraram em uma plenária tripartite no próprio Sebrae-ES.
Dentro das atividades dos congressos, na quinta-feira, a discussão ocorreu em três sub-grupos no Clube Álvares Cabral, na av. Marechal Mascarenhas de Moraes s/ nº, no Bairro Bento Ferreira. Na sexta-feira, aconteceu a plenária final no auditório da sobreloja do edifício Sebrae, na av. Jerônimo Monteiro nº 935, no centro de Vitória.
O resultado desta discussão no Espírito Santo, junto com outras que já ocorreram e outras, que ainda vão acontecer em diversos fóruns regionais durante o ano de 2006, serão base para a estruturação de um único documento, que será proposto no Fórum Nacional, no mês de dezembro, na cidade de São Paulo.
Este esforço é parte de um programa que a Fundacentro - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, e o Sebrae firmaram. Trata-se de um convênio que tem como um de seus objetivos primeiros criar um portal de informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) para Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
O objetivo maior do programa é incluir o tema na rotina das empresas por meio de publicações de SST, fichas de auto diagnóstico da empresa, bem como estabelecer uma agenda de eventos relacionados ao tema. “Queremos contribuir para tornar as Micro e Pequenas Empresas mais competitivas e, ao mesmo tempo, garantir a proteção dos trabalhadores dos acidentes e doenças resultantes do trabalho”, afirma Luis Renato Balbão Andrade, coordenador do programa pela Fundacentro.