Pintura imobiliária
Pintura imobiliária em condições seguras e saudáveis (PICSS)
Ano de início do projeto: 2020
Previsão de término: 2023
O que propomos?
O processo de pintura imobiliária é complexo e tem sido objeto de inovações recentes, que precisam ser melhor conhecidas, visto que os riscos associados a esse tipo de atividade encontram-se vinculados aos produtos utilizados (tintas e produtos auxiliares, por exemplo), tipos de superfícies e locais a serem pintados, procedimentos e técnicas de aplicação de tintas, formas de contratação de serviços e organização do trabalho, entre outros fatores. O objetivo do projeto é compreender os riscos associados à atividade de pintura imobiliária e apoiar pintores profissionais a desenvolverem suas atividades de forma segura e saudável.
Por que este caminho?
De acordo com o Sebrae (2019), a maioria dos microempreendedores individuais (MEIs) atuou na informalidade por um período de 4 anos ou mais antes da formalização, havendo, assim, necessidade de apoiá-los para que possam desenvolver suas atividades de forma segura e saudável. A produção do manual de segurança para o pintor imobiliário deverá ser fundamentado em resultados de estudo empírico cujo método será o levantamento misto-qualitativo e quantitativo, de corte transversal, sobre as condições de trabalho/saúde e os riscos originados na atividade de pintura imobiliária.
O que já realizamos?
Revisão bibliográfica sobre o tema e contatos com instituições para formação de parcerias.
Onde pretendemos chegar?
Espera-se, com esse projeto, contribuir na redução do trabalho informal e na prevenção de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, com a realização de estudo empírico e desenvolvimento de materiais educativos. Tais reduções implicam na diminuição dos custos para o Estado. Corrobora a recente revisão das Normas Regulamentadoras, que dispensou o MEI de elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR), mas dispôs que a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho expedirá fichas com orientações sobre as medidas de prevenção a serem adotadas.
Equipe
Cristiane P. da Cunha – UDRS – Coordenadora
Luís Renato Balbão Andrade – UDRS
Mariana Souza Gomes Fürst – UDRS
Patrícia Moura Dias – CTN
Maria Christina Félix – CRSER
Gilmar da Cunha Trivelato – CTN
Luiz Antônio de Melo – CRNE
Publicação
One page - Acesse o material