Benzeno em postos de combustíveis
Avaliação e controle de riscos em postos de revenda de combustíveis
Ano de início do projeto: 2020
Previsão de término: 2023
O que propomos?
Avaliar o perfil de exposição ao benzeno de trabalhadores de postos de revenda de combustíveis, monitorar possíveis efeitos biológicos precoces e caracterizar os riscos à saúde, com foco no risco de câncer ocupacional associado à inalação de vapores de benzeno. Além disso, serão utilizadas ferramentas de Biologia de Sistemas para elucidar os processos biológicos afetados pela exposição ao benzeno, com enfoque em proteínas relacionadas aos mecanismos celulares associados à carcinogênese. Também será avaliada a função olfatória de trabalhadores expostos a odores típicos dos combustíveis derivados do petróleo por meio do teste de Identificação do Olfato da Universidade da Pensilvânia (UPSIT).
Por que este caminho?
A gasolina comercializada em postos de combustíveis no Brasil pode conter até 1% em volume de benzeno - agente reconhecidamente carcinogênico, sendo importante fonte de risco ocupacional. Nesse sentido, será realizado um estudo transversal e identificado o perfil de exposição ao benzeno de trabalhadores de postos de combustíveis da região metropolitana de São Paulo. Os resultados serão comparados com valores limites estabelecidos por agências regulamentadoras e utilizados para estimar o risco de câncer por exposição ocupacional. A análise de biomarcadores e da biologia de sistemas também será realizada visando à produção de informações para subsidiar a avaliação do risco.
O que já realizamos?
Foram definidas as tipologias de postos de combustíveis a serem estudadas, a estratégia e o desenho amostral do trabalho de campo, assim como as matrizes biológicas a serem coletadas e as análises laboratoriais a serem executadas (metodologia, instrumentação, aquisição de insumos etc.). O projeto detalhado, juntamente com os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e formulários que servirão para subsidiar a interpretação dos resultados, foi submetido ao CONEP via Plataforma Brasil para apreciação. A equipe do projeto também iniciou a elaboração de uma revisão sistemática e metaanálise sobre o perfil de exposição ao benzeno de trabalhadores em postos de combustíveis ao redor do mundo.
Onde pretendemos chegar?
Os resultados da pesquisa poderão ser utilizados para fundamentar a revisão de normas legais trabalhistas e previdenciárias relacionadas à exposição ao benzeno, além de subsidiar programas para promover a melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos de revenda de combustíveis. Na esfera acadêmica, visamos à produção de dados para a elucidação de mecanismos bioquímicos associados à carcinogênese. Os dados obtidos no projeto serão divulgados por meio de relatórios técnicos, artigos científicos e apresentações dos resultados em eventos nacionais e internacionais.
Equipe
Gilmar da Cunha Trivelato - CTN - Coordenador
Elizabeti Yukiko Muto - CTN
Paula Monteiro Nassar - CTN
Gláucia Nascimento de Souza - CTN
Lênio Sérvio do Amaral - CRSEM
Elizabeth da Silva Figueiredo - CRSU
Gilcemar Antonio Pereira Endlich - UDES
Rodrigo Mendes Pereira - CTN - Bolsista Programa Ideia
Paula Monteiro Nassar - SLAP
Fernando José Smecelato - SLAP
Josué Amador - UDBS
Ana Paula de Melo Loureiro - Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP
Juliana da Silva - Universidade La Salle (RS)
Marco Aurélio Fornazieri - Universidade Estadual de Londrina (Faculdade de Medicina)
Fernanda Rabaioli da Silva - Universidade La Salle (RS)
Estagiários em Engenharia de Seg.Trab. - Aluno do curso de especialização, estagiário da Fundacentro
Publicação
One page - Acesse o material