Notícias
NOTA
MinC repudia exclusão de jornalista de festival literário e pedirá explicações ao proponente do evento
O Ministério da Cultura manifesta seu repúdio à decisão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), de cancelar a participação da jornalista Milly Lacombe na 11ª Festa Lítero Musical de São José dos Campos (SP), em virtude de não concordar com declarações que a referida convidada supostamente teria feito em uma entrevista a um podcast.
O fato relatado pelas curadoras do evento, que não só manifestaram sua indignação como decidiram deixar a curadoria, se constitui um grave caso de cerceamento à diversidade de pensamento necessária em nosso convívio social e, em especial, em eventos culturais que se propõem a discutir os temas mais urgentes para nossa evolução como sociedade.
Ainda mais lamentável é que isso aconteça em uma ação cultural financiada com recursos públicos oriundos da Lei Rouanet. Considerando que a Lei veda avaliações a partir de critérios subjetivos, o MinC solicitará informações detalhadas ao proponente da 11ª Festa Lítero Musical de São José dos Campos (SP), de forma explicar quais motivos objetivos que levaram ao cancelamento.