Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra Margareth Menezes participa da 2ª Conferência Global de Artivismo, em Salvador, nesta quarta (5)
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa nesta quarta-feira (5), em Salvador (BA), da Segunda Conferência Global de Artivismo 2025 - Abraçando o ativismo cultural por um mundo mais justo e seguro. O evento reúne artistas, gestores, ativistas e formuladores de políticas públicas de vários países, com o objetivo de fortalecer o papel da arte como instrumento de transformação social e justiça climática.
Às 9h, no Centro de Convenções Salvador, acontecerá a conversa da ministra com a Dra. Maria Rosario Jackson, ex-presidente do National Endowment for the Arts (NEA) dos Estados Unidos. O encontro entre as lideranças negras tem como tema “Como podemos criar sistemas que permitam que artistas e movimentos culturais floresçam por gerações — e não apenas durante ciclos eleitorais?”.
“É um momento de celebrar as diversas vozes, em especial do Sul Global, das mulheres negras, dos povos indígenas. A conferência é uma oportunidade de fortalecer e promover uma maior conexão entre arte, cultura, políticas culturais e os temas mais urgentes de nosso tempo, como a defesa da democracia e a luta por justiça climática”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
As palestrantes irão compartilhar estratégias para preparar artistas a se engajarem profundamente com políticas públicas e a vida cívica, ampliando as formas como os criadores contribuem para a democracia e temas relevantes do mundo de hoje. Durante o diálogo, Margareth Menezes apresentará destaques do novo Plano Nacional de Cultura e da Política Nacional das Artes do Brasil, que reconhece os artistas como pilares da transformação social e reforça o compromisso do Governo Federal com políticas culturais duradouras e inclusivas.
O encontro faz parte da programação oficial da conferência, que acontece de 3 a 5 de novembro, reunindo mais de 800 artistas, líderes culturais e ativistas de 80 países. A primeira edição aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, criada pelo ex-diretor do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo. A iniciativa conecta arte, política e meio ambiente, em diálogo com as pautas da COP30.
Serviço
Segunda Conferência Global de Artivismo 2025
Data: 5 de novembro de 2025
Horário: 9h
Local: Convenções Salvador - Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio, Salvador/ BA
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp