Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministra da Cultura participa da 1ª Festa Literária da Casa de Rui Barbosa
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa nesta sexta-feira (28) da cerimônia oficial de doação dos acervos dos escritores indígenas Daniel Munduruku, Eliane Potiguara e Márcia Kambeba ao Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A solenidade será às 19h, durante a 1ª Festa Literária da Fundação Casa de Rui Barbosa (FliRui), no Rio de Janeiro.
Para a titular da Cultura, a cerimônia de doação simboliza um ato histórico, pois a Casa Rui abre espaço para narrativas que são importantes na construção da história brasileira. “Ao incorporar os acervos de três grandes autoras e autores indígenas, a Fundação sinaliza que a memória literária do país precisa refletir todas as vozes que o constroem”, destaca Margareth Menezes.
Com o tema “Literatura e Democracia”, a FliRui acontece de 28 a 30 de novembro e reúne mais de 40 atividades gratuitas nos três dias de programação. A abertura oficial será às 16h e contará com o presidente da FCRB, Alexandre Santini.
A Festa Literária contará ainda com a presença do secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, que integra a programação oficial do evento no dia 30 de novembro às 14h, no auditório. O gestor participa da mesa “A literatura em outros palcos” com os convidados Lirinha, Bia Lessa e Gringo Cardia e mediação de Maria de Andrade.
“A FliRui nasce como um espaço vibrante de encontro entre leitura, criação e diversidade. Dialogar sobre os muitos palcos da literatura é reafirmar o papel central da cultura na vida democrática do país”, afirma o secretário-Executivo do MinC.
FliRui
A estreia da nova festa literária da Casa de Rui Barbosa ocupará todos os espaços da Fundação com rodas de conversa, oficinas, contações de histórias, feira de livros, exposições, cinema, gastronomia e espetáculos.
Grandes nomes da literatura, das artes e da vida pública participam da Festa, entre eles Maria Bethânia, Ailton Krenak, a ministra Cármen Lúcia e Dira Paes. A FliRui recebe ainda Ana Paula Tavares, vencedora do Prêmio Camões 2025, e Ondjaki, vencedor do Prêmio José Saramago 2013, ambos de Angola, além de Geraldo Carneiro, Amara Moira e André Dahmer, que compõem a programação multifacetada.
“A FliRui inaugura um novo momento para a Casa de Rui Barbosa, afirmando a literatura como espaço de encontro, diversidade, democracia e uma expressão viva do nosso povo. Esta primeira edição mostra a força da cultura brasileira, pois é uma celebração que acolhe diferentes vozes e reforça o compromisso do Ministério da Cultura com um Brasil mais plural e criativo”, diz a ministra.
A FliRui é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
Acesse e confira a programação completa
Sobre a Fundação Casa de Rui Barbosa
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, é uma instituição federal dedicada ao desenvolvimento da cultura, pesquisa e ensino. A FCRB preserva um dos maiores acervos documentais do país, incluindo a casa de Rui Barbosa, sua biblioteca com mais de 30 mil volumes e seu arquivo pessoal com 60 mil documentos. Além disso, a Fundação promove estudos, conferências e eventos que incentivam a difusão da cultura e da memória no Brasil.
Serviço
1ª Festa Literária da Casa de Rui Barbosa (FliRui)
Data: 28 a 30 de novembro de 2025
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa - Rio de Janeiro (RJ)
Outras informações
Assessoria de Imprensa MinC
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp