Notícias
AVISO DE PAUTA
Ministério da Cultura realiza seminário sobre gestão compartilhada de equipamentos culturais no Rio de Janeiro
O Ministério da Cultura (MinC) realiza, nos dias 24 e 25 de julho, o seminário "Horizontes da Gestão Cultural: Arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura", no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro. No encontro, os participantes irão debater os desafios, experiências e alternativas de gestão de espaços culturais em parceria com a sociedade civil. O evento é aberto ao público e os interessados devem se inscrever no formulário disponível neste link. As vagas são limitadas e a presença está sujeita à lotação do espaço.
Com seis painéis distribuídos ao longo dos dois dias de programação, o evento é voltado aos profissionais do setor público, gestores de equipamentos culturais e interessados na formulação de políticas públicas culturais. O objetivo é ampliar a reflexão sobre governança, modelos institucionais, marcos legais e articulação entre governo e comunidades na gestão de espaços culturais.
“Temos vivido um momento de reconstrução e fortalecimento das políticas culturais no país. Discutir modelos de gestão compartilhada é essencial para ampliar a presença do Estado, respeitar as especificidades territoriais e garantir que os equipamentos culturais estejam a serviço da sociedade”, afirma o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, que estará no painel de abertura.
A programação contará com a participação de secretários estaduais e municipais de Cultura de diferentes regiões do país, dirigentes de instituições como a Funarte, o Ibram e a Spcine, além de representantes de museus, organizações sociais e fundações que operam sob diferentes regimes de gestão.
Os debates abordarão temas como o pacto federativo na cultura, os marcos jurídicos para gestão compartilhada, os desafios do Estado como contratante e a importância da relação entre os equipamentos culturais e seus territórios. A pluralidade de experiências permitirá um olhar crítico sobre os modelos existentes e o compartilhamento de soluções inovadoras.
“Queremos promover um diálogo qualificado e construir referências para políticas públicas mais eficazes, democráticas e sintonizadas com a diversidade cultural brasileira”, destaca Roberta Martins, secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, que mediará o painel de abertura do evento.
O seminário é promovido pela Secretaria Executiva do MinC, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE) e da Secretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC), e conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Além disso, contará com a participação ativa da Secretaria do Audiovisual (SAV), da Secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Os equipamentos públicos de cultura são, na prática, o jeito por meio do qual o poder público se faz presente para que o direito às políticas culturais se materializem. Como as ubs ou hospitais estão para a saúde, as bibliotecas, os cineclubes, os centros culturais e os museus estão para a cultura ”, explica Letícia Schwarz, subsecretária de Gestão Estratégica (SGE). “E já está mais do que provado que quando a gestão é feita de forma compartilhada, as comunidades se sentem mais parte desses espaços. Por isso, um dos principais assuntos do seminário é justamente como estamos cuidando dessa gestão nos territórios que acontece a partir de organizações da sociedade civil, que tem mais enraizamento com a população.”, completa.
Programação
24/07 (quinta-feira)
10h - Painel
Pacto federativo e gestão compartilhada dos equipamentos públicos de cultura
Palestrantes: Márcio Tavares (MinC); Danielle Barros (Secretária Estado RJ); Eliane Parreiras (Secretária BH); Lucas Padilha (Secretário Municipal RJ); Totó Parente (Secretário Municipal SP)
Mediação: Roberta Martins (MinC)
14h - Painel 2
Alternativas e modelos em debate: caminhos para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura
Palestrantes: Jan Moura (Secretário Adjunto Estado MT); Maria Marighella (FUNARTE); Fernanda Castro (IBRAM); Cecília Sá (MinC); Daniela Fernandes (MinC)
Mediação: Cassius Rosa (MinC)
16h - Painel 3
Marcos legais e desafios jurídicos na gestão compartilhada de equipamentos culturais públicos
Palestrantes: Kizzy Antunes (MinC); Thiago Donnini (Fundação Padre Anchieta); André Brayner (IBDCULT); Beth Ponte (ABRAOSC); Aline Akemi Freitas (CCQS/FV); Rayssa Rêgo Netto (UNESCO)
Mediação: Francisco Guerreiro (MinC)
25/07 (sexta-feira)
10h - Painel 4
O Estado como contratante: arranjos institucionais da gestão de equipamentos culturais públicos
Palestrantes: Luisa Cela (Secretária Estado CE); Gianni Santos Sales (Ministério da Gestão e Inovação); Bárbara Bof (Fundação Municipal de Cultura de BH); Luan Felipe (Spcine); Claudinéli Moreira Ramos (Fundação Energia e Saneamento)
Mediação: Letícia Schwarz (MinC)
14h - Painel 5
Como os equipamentos culturais se relacionam com seus territórios? Práticas de gestão em participação e arranjos inovadores para sustentabilidade e financiamento
Palestrantes: Alessandro Batista (Museu da Vida/FIOCRUZ); Rafa Rafuagi (Museu da Cultura Hip-Hop/RS); Renier Molina; Sinara Rúbia (MUHCAB); Siomara Faria (APPA);
Mediação: Helena Barbosa (Secretária Fortaleza)
16h - Painel 6
OS’s na gestão de equipamentos públicos de cultura: entre a eficiência e a complexidade
Palestrantes: Úrsula Vidal (Secretária Estado PA); Ana Javes Luz (Instituto Mirante); Marcelo Velloso (MAR); Renata Motta (IDBrasil); Ricardo Piquet (IDG)
Mediação: Beatriz Salles (Funarte)
Serviço
Seminário Horizontes da Gestão Cultural: Arranjos institucionais para a gestão compartilhada de equipamentos públicos de cultura
Datas: 24 e 25 de julho
Horário: das 10h às 17h30
Local: Palácio Capanema, Sala Sidney Miller - R. da Imprensa, 16, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Inscrição: Clique aqui para preencher o formulário de inscrição
Outras informações
Assessoria de Imprensa
Ministério da Cultura (MinC)
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal do MinC no WhatsApp