Notícias
AVISO DE PAUTA
MinC lança “Cultura Conectada” e assina acordo de cooperação com Ministério das Comunicações, em Salvador
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, firmam, nesta sexta-feira, (8), em Salvador (BA), parceria que irá promover a inclusão digital no setor cultural brasileiro, com foco em comunidades historicamente excluídas do acesso à tecnologia. O evento marca o lançamento do Programa Cultura Conectada do Ministério da Cultura (MinC) e do seu Eixo Programático Afro-Digital: Conectando Quilombos e Terreiros, uma aliança entre o Programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações (MCom), com a Fundação Cultural Palmares (FCP).
Durante o evento, os dois ministros assinam um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que irá viabilizar a entrega de computadores recondicionados, possibilitar o mapeamento do acesso à internet de territórios periféricos, quilombolas e tradicionais e ofertar formação digital. Além do eixo Afro-Digital, o ACT contempla a construção do segundo eixo Programático: Soberania Digital – Cultura Viva em Rede, voltado à inclusão digital dos Pontos de Cultura em todo o país. Trata-se da retomada e atualização estratégica da ação Cultura Digital no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), articulando tecnologias livres, produção colaborativa, soberania tecnológica e redes comunitárias. Inspirado nas diretrizes que marcaram o desenvolvimento da Cultura Digital entre 2004 e 2016 — período em que o Brasil foi referência mundial por integrar cultura, comunicação e cidadania — o programa reafirma que o direito à cultura envolve também o direito à comunicação, ao uso autônomo das tecnologias e à circulação de saberes nos territórios físicos e digitais.
De acordo com o MinC, o ACT reconhece a inclusão digital como um direito cultural e um instrumento de justiça social. A expectativa é que as ações impactem as comunidades quilombolas e de terreiro, e outros territórios prioritários, como periferias urbanas, áreas rurais, povos indígenas e juventudes em situação de vulnerabilidade digital.
O Programa Cultura Conectada é uma política pública em construção pelo MinC, voltada à ampliação do acesso à tecnologia e à conectividade entre agentes culturais. Já o Programa Computadores para Inclusão, com 18 anos de atuação, realiza o recondicionamento de equipamentos eletrônicos por meio de centros parceiros e faz a doação dos computadores a pontos de inclusão digital em todo o Brasil.
Ações
O evento terá como destaque a entrega simbólica de computadores recondicionados para comunidades quilombolas, povos de terreiro e outros espaços de valorização e promoção da cultura negra. Além disso, a parceria entre o MinC e o MCom prevê ações de letramento digital afrocentrado, capacitação para manutenção e reutilização de computadores, apoio técnico e pedagógico contínuo e a construção do Mapa Nacional dos Quilombos e Povos de Terreiro Conectados.
Credenciamento de imprensa: Profissionais de imprensa devem solicitar a participação por meio deste link, até as 12h desta sexta-feira, dia 8 de agosto de 2025.
Serviço
Lançamento do Programa Cultura Conectada e assinatura de Acordo de Cooperação
Data: 8 de agosto de 2025 (sexta-feira)
Horário: 15h30
Local: Forte da Capoeira - Largo Santo Antônio Além do Carmo - Salvador (BA)
Participantes: Ministra da Cultura, Margareth Menezes; Ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; Presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues.
Credenciamento de imprensa pelo link: https://forms.gle/henJy23PczSZiKQw5
Outras informações
Ministério da Cultura
Assessoria de Imprensa
imprensa.minc@cultura.gov.br
Canal Whatsapp