Notícias
AVISO DE PAUTA
Evento do Governo Federal celebra termo de R$ 86 milhões para restauração do Armazém Docas André Rebouças (RJ)
Com investimento de R$ 86,2 milhões, o Governo Federal realiza, na próxima terça-feira, (16), às 10h, evento para celebrar a assinatura do Termo de Execução Descentralizada firmado com o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), voltado à restauração e requalificação do Armazém Docas André Rebouças, localizado na região da Pequena África, no Rio de Janeiro. A cerimônia é realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Aberta ao público e sujeita à lotação, contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do presidente do Iphan, Leandro Grass, e do presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues.
O termo firmado com o FDD descentraliza recursos para transformar o imóvel histórico em um dos maiores complexos da América Latina dedicados à memória, à cultura e à valorização da população negra.
O espaço abrigará o Centro de Interpretação do Patrimônio Mundial Cais do Valongo, dedicado à valorização da herança africana e do legado do engenheiro André Rebouças, autor do projeto original do armazém. Também sediará o Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana (LAAU), responsável pela preservação e estudo de mais de um milhão de peças arqueológicas, incluindo aquelas provenientes do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Serviço
Data: 16 de dezembro
Horário: 10h
Local: Armazém Docas André Rebouças
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde, Rio de Janeiro
Outras informações
Assessoria de Imprensa
Ministério da Cultura (MinC)
Assessoria de Comunicação do Iphan comunicacao@iphan.gov.br