Notícias
NOS TERRITÓRIOS
Programa Nacional dos Comitês de Cultura chega à Luziânia e fortalece acesso às políticas culturais na região do Entorno do DF
Foto: Alessandro Martins/Comitê de Cultura em Goiás
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) chegou, neste sábado (25), à cidade de Luziânia (GO). A organização da sociedade civil (OSC) Tríade Cultural foi apresentada como a nova entidade parceira do Ministério da Cultura (MinC), em um evento que reuniu gestores públicos, agentes de cultura e representantes de grupos culturais e Pontos de Cultura da cidade.
Presente na apresentação, a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, falou sobre a importância de fortalecer o diálogo com a sociedade civil na região.
“O Entorno do Distrito Federal é um território diverso e pulsante, com grande potencial criativo e cultural. Estar aqui com o PNCC é reafirmar o compromisso do Ministério da Cultura em ouvir, dialogar e construir junto com a sociedade. Nosso objetivo é aproximar as políticas públicas das pessoas, fortalecer as redes locais e garantir que a cultura seja reconhecida e vivida como um direito em cada território”, afirmou.
A coordenadora-geral do PNCC no MinC, Mirela Araújo, e os coordenadores dos Escritórios do MinC em Goiás, Milton José Gonçalves Júnior, e no Distrito Federal, Pablo Santos, também participaram do evento.
“A chegada da Tríade Cultural ao Comitê de Cultura de Goiás é fundamental para fortalecer um território estratégico para as políticas culturais. O Entorno do DF tem mais de um milhão de habitantes, cinco CEUs das Artes em construção pelo PAC da Cultura, e todos os municípios da região executaram a Lei Paulo Gustavo e garantiram os recursos da Política Nacional Aldir Blanc. O PNCC chega para conectar essas ações e ampliar o alcance das políticas culturais federais”, explicou Milton Gonçalves.
O coordenador do Escritório do MinC no DF avalia que agora a região vai receber a devida atenção das duas unidades da federação que a compõem.
“Trazer a implementação de políticas públicas de cultura para a nossa região do Entorno é um importante passo do governo Lula e da gestão da ministra Margareth Menezes. Vamos realizar um trabalho em parceria com o Escritório em Goiás para que essa região seja devidamente integrada ao Plano Nacional de Cultura (PNC)”, disse Pablo Santos.
Formação e arraial
A programação teve momentos de formação, debate e celebração. A abertura ficou por conta da Escola de Música Sons da Vida, que integra a Rede de Pontos de Cultura de Luziânia e é referência no ensino de música para crianças e adolescentes.Na parte formativa, duas oficinas foram realizadas: Assessoria de Imprensa para Instituições e Agentes Culturais, e Escrita de Projetos Culturais e Elaboração de Portfólio Artístico-Cultural.
Durante o momento Fala MinC, os dirigentes presentes destacaram a importância do PNCC como instrumento de pactuação federativa e participação social, além de reforçarem o papel dos comitês de cultura na construção de políticas públicas mais próximas dos territórios.
À noite, a programação foi marcada por apresentações de capoeira e dança de salão, por meio de projetos culturais que são executados pela Tríade Cultural. O dia acabou com um arraial fora de época, comandado pelos grupos, Eta Peleja, Vira e Mexe e Forró Chapéu de Palha, que encerraram o evento em clima de festa e pertencimento cultural.