Notícias
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO
Ministério da Cultura investe na preservação da memória do Clube de Cultura em Porto Alegre
Foto: Arquivo Clube de Cultura de Porto Alegre
Mais um importante projeto para a preservação da história gaúcha foi lançado esta semana com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Nesta terça-feira (3), o Clube de Cultura de Porto Alegre lançou uma nova plataforma digital de memória cultural, elaborada com recursos federais, repassados pelo Ministério da Cultura (MinC).
O projeto, intitulado Clube de Cultura: Sete Décadas da Memória Cultural de Porto Alegre, recebeu um investimento de R$ 80 mil da Aldir Blanc. O recurso permitiu organizar, restaurar e digitalizar documentos que contam a trajetória artística e política da capital gaúcha nos últimos 75 anos.
Clique aqui para acessar a plataforma.
Para a coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Rio Grande do Sul, Mariana Martínez, o projeto reforça o compromisso do Governo Federal com a soberania cultural. “O Clube de Cultura é patrimônio de Porto Alegre. O apoio da Política Nacional Aldir Blanc para esta plataforma é essencial para a valorização destes espaços vivos de cidadania, conectando passado, presente e futuro e fortalecendo a participação social, a soberania e a democracia”, destacou.
Fomento
A Política Nacional Aldir Blanc é hoje a principal ferramenta de fomento do MinC que, em parceria com estados e municípios, faz com que a cultura chegue a todos os territórios do país. No caso do Clube de Cultura, o aporte financeiro foi essencial para transformar o acervo físico em um patrimônio digital acessível.
Carolina Baumann, gestora do Clube de Cultura, explica que o edital de 2024 na categoria Memória foi o que viabilizou o trabalho. A equipe técnica envolvida contou com profissionais especializados em comunicação, acessibilidade e recuperação de acervos documentais, garantindo um projeto bem planejado e estruturado.
Com o investimento, o projeto realizou a recuperação técnica de fotos e manuscritos, a criação de cópias digitais de alta qualidade e desenvolveu um site moderno e fácil de navegar. Além disso, implementou recursos que permitem acesso simplificado para pessoas com deficiência.
Por meio da plataforma, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral conseguem acessar o conteúdo de forma rápida e gratuita.
Preservação
O acervo reúne registros fundamentais, como fotografias históricas de espetáculos e eventos; cartas de intelectuais e artistas renomados, além de manuscritos literários.
Ao longo de seus 75 anos, o Clube de Cultura consolidou-se como uma verdadeira incubadora cultural. Muitas entidades e profissionais da cidade tiveram sua trajetória iniciada no espaço. Agora, o acervo continuará sendo abastecido com novas contribuições da comunidade, fortalecendo ainda mais a memória cultural de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.