Notícias
DEBATE
MinC promove em São Paulo Seminário sobre ações afirmativas na cultura
Debater e fomentar as políticas públicas de cultura destinadas à promoção da diversidade, da equidade e da inclusão social. Esse é o objetivo do 1º Seminário de Ações Afirmativas na Cultura: Política Nacional Aldir Blanc em Todo Canto do Brasil, que o Ministério da Cultura (MinC) realiza nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa do evento no Sesc Bom Retiro no final da tarde do primeiro dia, em uma conversa sobre o tema.
“Promover ações afirmativas é reconhecer a diversidade do nosso país e garantir que todas as pessoas tenham o direito de participar, de criar, de viver e de transformar as suas realidades por meio de cultura. Mais do que uma política, elas são uma ferramenta de inclusão, de enfrentamento às desigualdades. São ações de reparação histórica”, enfatizou Margareth Menezes.
O Seminário é promovido no momento em que o MinC faz o maior investimento da história em ações afirmativas por meio da Política Nacional Aldir Blanc. “Essa é uma oportunidade histórica para garantir o direito à cultura para todos e todas com diversidade e protagonismo”, salientou a ministra.
Integração social
O encontro irá reunir gestores públicos, pesquisadores, agentes culturais, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil para refletir sobre a importância das ações afirmativas como instrumento de integração social, econômica e cultural, bem como um mecanismo de enfrentamento à discriminação nas suas múltiplas dimensões.
Também irá promover a visibilidade ao processo de implementação nacional da Aldir Blanc, além de difundir as boas práticas de gestão pública dos entes federados em ações afirmativas e fortalecer as políticas públicas de cultura.
Programação
A programação busca enfatizar as ações afirmativas na cultura como dispositivo de reparação histórica e de combate às desigualdades de acesso às políticas culturais. Em mesas com especialistas, membros da sociedade civil, das gestões públicas estaduais e municipais e representantes da Pasta, serão debatidas as especificidades das ações afirmativas na cultura, seus desafios e oportunidades nas políticas culturais federais e na Aldir Blanc, além da importância da participação social em sua implementação.
O encontro contará ainda com falas inspiradoras, rodas de conversa e apresentações artísticas.
A realização é do Ministério da Cultura em parceria com o Sesc-SP e o Comitê de Cultura de São Paulo.
Inscrições
As inscrições para o seminário foram encerradas, mas a programação pode ser acompanhada no canal oficial do Ministério da Cultura no YouTube.
Credenciamento: Profissionais de imprensa devem preencher o formulário de credenciamento para participação na cobertura do evento, até às 17h do dia 6 de outubro (segunda-feira).
Confira a programação abaixo:
Dia 1:
09h - 10h Credenciamento
09h30 - 10h Café e apresentação cultural de abertura
10h - 11h Diálogos de abertura - Ações afirmativas na cultura para construção do bem viver
11h - 12h30 Mesa 1: Ações afirmativas na cultura: memória, conquistas e futuro
12h30 - 14h Pausa para almoço
14h - 15h30 Mesa 2: Ações Afirmativas nas Políticas Culturais Federais
15h30 - 17h Mesa 3: Ações Afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc: Implementação, Desafios e Oportunidades
17h - 17h30 Pausa para o café
17h30 - 19h Bate papo com as ministras
Dia 2:
09h30 - 10h Café
10h - 11h30 Mesa 4: Boas Práticas da Implementação das Ações Afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc
11h30 - 13h Mesa 5: A sociedade civil organizada na implementação das ações afirmativas na cultura
13h às 14h30 Pausa para almoço
14h30 às 15h Falas inspiradoras de ideias-força
15h às 17h Rodas de conversa
17h - 17h30 Pausa para o café
17h30 - 18h30 Confluência de ideias
18h30 Encerramento