Notícias
CINEMA
MinC participa do Marché International du Film Classique, por meio da Secretaria do Audiovisual
O Ministério da Cultura (MinC) marcou presença no Marché International du Film Classique (MIFC), realizado entre 14 e 17 de outubro, na cidade de Lyon, França. A coordenadora geral de políticas para preservação audiovisual da Secretaria de Audiovisual (SAv), Jéssyca Paulino, representou o MinC no evento.
O MIFC é um evento profissional e comercial totalmente dedicado à indústria de filmes de patrimônio e clássicos. A programação inclui reuniões, programas de mercado, painéis, e exibições, constituindo uma oportunidade estratégica para networking e desenvolvimento do cinema clássico global.
“Essa participação evidenciou a centralidade estratégica da preservação audiovisual como política de Estado e como vetor de inserção internacional da produção brasileira”, afirma a coordenadora. “Participar de um evento dessa natureza permite alinhar o Brasil ao cenário internacional, estabelecer cooperações técnicas e preparar o terreno para que nossas obras de patrimônio circulem com a mesma legitimidade e competitividade que outras cinematografias.”
Além de assistir mesas e painéis do mercado, Jéssyca Paulino teve oportunidade de conversar com representantes do Institut National de l'Audiovisuel (França), National Film Institute (Hungria), da Society for Audiovisual Heritage (Argentina) e da Saudi Film Commission. Foi também uma oportunidade de entender o funcionamento do festival e do mercado para futuras ações.
“A ideia é ano que vem ir com delegação, com estande do Brasil e catálogo de filmes”, explica a representante da SAv. “Ao apresentar catálogos de obras com mais de 20 anos tecnicamente preparadas para novas janelas de exibição, os países demonstram que a preservação, quando associada à difusão internacional, transforma o patrimônio audiovisual em ativo contemporâneo: gera visibilidade cultural, consolida narrativas nacionais no circuito global.”
Brasil na tela
Na tela, o Brasil foi representado em Lyon pelo Projeto Cinema do Desejo, conduzido pela produtora Julia Duarte e voltado ao restauro da filmografia dos diretores Ícaro Martins e José Antonio Garcia. O filme “O Olho Mágico do Amor”, realizado pela dupla em 1982, foi selecionado para a seção ReBirth #1 do MIFC, que apresenta filmes de patrimônio e clássicos para distribuidores, fomentando a distribuição internacional e o retorno desses filmes ao circuito de festivais e cinemas.
O projeto Cinema do Desejo Iniciou em 2024 com o relançamento do filme “Onda Nova” (1983), em versão restaurada em parceria com a Cinemateca Brasileira. Exibido no Festival de Locarno 2024, o filme teve relançamento comercial no Brasil em 27 cidades este ano.
A participação da SAv no MIFC se deu a convite dos organizadores, os diretores Anaïs Desrieux e Gérald Duchaussoy, e foi viabilizada pelo Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.