Notícias
DEBATE
MinC participa de audiência promovida por organização intergovernamental voltada à economia criativa
Fotos: Carol Lando/ MinC
O Ministério da Cultura participou de uma audiência pública promovida pela World Creativity Organization (WCO) nesta terça-feira (25). Quinze representantes criativos de diferentes estados brasileiros, liderados por Lucas Foster, cofundador e presidente do organismo participaram do encontro que contou com a presença da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão.
Durante a reunião, a WCO entregou projetos de lei aprovados em municípios que já instituíram o Dia ou a Semana Municipal da Criatividade e apresentou um panorama das ações previstas para o Calendário do Ano da Criatividade no Brasil (2025/2026), em diálogo com os Territórios Criativos.
A secretária Cláudia Leitão destacou o compromisso do MinC em ampliar a visibilidade do campo criativo. “Estamos preparando uma área específica no site do Ministério da Cultura dedicada ao Brasil Criativo. Esse prêmio dialoga diretamente com a nossa política, e uma iniciativa fortalece a outra”, afirmou.
Ela ressaltou ainda a importância da juventude criativa nos territórios. “Sem vocês, talvez o Brasil Criativo nunca aconteça. Tudo só faz sentido lá no território, onde cada gesto voluntário constrói redes e transforma realidades”.
Lucas Foster, presidente da WCO, reforçou a relevância da parceria com o MinC. “Estamos construindo juntos um movimento que reconhece a criatividade como força de desenvolvimento para o país”.
Como encaminhamento, o MinC, por meio da Secretaria de Economia Criativa, e a WCO reforçaram a intenção de manter um diálogo permanente para alinhar agendas, impulsionar ações colaborativas e ampliar o alcance das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento criativo nos territórios.