Notícias
TERRITÓRIOS
MinC fortalece parceria com municípios goianos no Encontro Anual de Gestores 2025
Foto: Comitê de Cultura em Goiás
A Cultura ganhou espaço de destaque no Encontro Anual de Gestores 2025, realizado pela Federação Goiana de Municípios (FGM) em parceria com a Associação Goiana dos Municípios (AGM). Com a presença ativa do Ministério da Cultura (MinC), o evento reuniu, nos dias 3 e 4 de dezembro, prefeitos, gestores públicos e representantes de diversas áreas da administração municipal em Goiás para debater políticas estruturantes para o desenvolvimento do estado e das cidades.
O MinC participou do estande do Governo Federal, oferecendo atendimento técnico aos gestores locais, e integrou a programação com a palestra O papel da Política Nacional Aldir Blanc na organização do Sistema Nacional de Cultura. A discussão destacou o novo cenário da política cultural brasileira, marcado pela nova Lei do Sistema Nacional de Cultura, pela elaboração do novo Plano Nacional de Cultura e pela garantia de repasses do fomento federal, por meio da Aldir Blanc, aos 246 municípios goianos pelos próximos quatro anos.
Para o coordenador do Escritório Estadual do MinC em Goiás, Milton José Gonçalves Júnior, o momento é de avanço e de fortalecimento institucional.
“A cultura passa a ocupar um novo patamar em Goiás e no Brasil. Com políticas estruturantes, financiamento contínuo e mais participação social, os municípios precisam estar preparados. Por isso, defendemos a criação e a consolidação de uma Rede de Gestores Municipais de Cultura, capaz de apoiar os municípios, promover alinhamento e garantir que as políticas públicas cheguem a todos os territórios de forma organizada e democrática”, afirmou.
A Pasta reforçou o compromisso com a pactuação federativa e com o apoio contínuo às gestões municipais, consolidando o diálogo que vem sendo construído junto às entidades municipalistas do estado.
Balanço
Ao longo de 2025, a relação entre o MinC e o movimento municipalista de Goiás se consolidou. Desde sua recriação, o Escritório Estadual do Ministério em Goiás é um braço importante para ampliar a presença das políticas federais no estado e apoiar a implementação local das ações culturais. Um dos principais marcos desse trabalho foi a realização dos Territórios Culturais, iniciativa construída em parceria com o Comitê de Cultura em Goiás, a FGM e a AGM.
O projeto promoveu sete encontros regionais, reunindo gestores públicos e agentes culturais de todas as regiões de Goiás. Nesses encontros, foram debatidos temas como a implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e o papel dos conselhos e entidades culturais na organização da sociedade civil.