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AUDIOVISUAL

MinC amplia ações de difusão do audiovisual brasileiro com o lançamento do Programa Rouanet Festivais Audiovisuais

Com investimento de R$17 milhões, o novo programa reforça a estratégia do Ministério da Cultura para democratizar o acesso ao audiovisual brasileiro e fortalecer a política de difusão em todo o país.
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Publicado em 31/10/2025 22h18 Atualizado em 03/11/2025 11h06
Rouanet Festivais.png

Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual, entre Hudson Costa de Menezes (BB Asset) e Rodrigo Diullas Sperandio (Petrobras) Foto: Alysson Lourençon

O Ministério da Cultura (MinC) lançou, nesta quinta-feira (30), o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, que destina R$17 milhões a festivais audiovisuais em todo o país. O anúncio foi feito pela secretária do Audiovisual (SAv), Joelma Gonzaga, durante o encerramento da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, em parceria com as empresas investidoras BB Asset e a Petrobras.

“Foi em um festival de cinema que lancei meu primeiro filme, por isso esse programa tem um significado muito especial”, afirmou o produtor Daniel Dreifuss, vencedor do Oscar e do Bafta.

A diretora Carol Rodrigues do filme Criadas — premiado na 49ª  Mostra Internacional de Cinema de São Paulo — também destacou a importância desses espaços: “Quero agradecer à Mostra — foi nela que aprendi o que é o cinema.”

Para a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, o novo programa vem para consolidar esse papel formador dos festivais. “Há dois anos trabalhamos para colocar na rua um programa específico de apoio aos festivais audiovisuais, reconhecendo a importância desses espaços de formação e de encontro do público com o audiovisual brasileiro. Foi muito simbólico anunciar isso na Cinemateca, durante a Mostra de São Paulo.”

Incentivo a festivais audiovisuais

O novo programa foi criado para fortalecer o circuito de festivais audiovisuais e ampliar o acesso do público às ações de difusão, especialmente em regiões que historicamente receberam menos investimentos culturais.

Serão apoiados 30 projetos, com valores de R$500 mil, R$600 mil e R$700 mil, e cota territorial de R$3 milhões para cada uma das seguintes regiões: Norte, Nordeste e Centro-Oeste, totalizando R$ 9 milhões.

De acordo com o edital, no mínimo 50% dos recursos serão destinados a projetos que promovam a diversidade no setor audiovisual — seja por meio da composição de equipes majoritariamente formadas por mulheres, pessoas negras, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais, populações nômades, povos ciganos, pessoas LGBTQIAPN+ ou com deficiência, conforme o Decreto nº 11.453/2023, ou por programações que valorizem a pluralidade e a representatividade dessas populações em seus conteúdos.

As inscrições estarão abertas de 3 a 28 de novembro, por meio da plataforma Salic, e o edital completo já está publicado no site do MinC (cultura.gov.br).

Para orientar o setor e esclarecer dúvidas sobre o edital, o Ministério da Cultura realizará uma oficina virtual de capacitação sobre o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, transmitida pelo canal do MinC no YouTube. Conduzida pela equipe técnica da Secretaria do Audiovisual (SAv), a oficina apresentará detalhes sobre o edital e o funcionamento do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). Para mais informações, também está disponível o e-mail rouanetfestivais@cultura.gov.br.

O Programa Rouanet Festivais Audiovisuais nasceu para atender a uma demanda antiga do setor audiovisual: a criação de um mecanismo específico de financiamento para festivais e mostras audiovisuais. Esses eventos têm papel essencial na divulgação do audiovisual nacional, ajudando a formar público, revelar novos talentos e conectar as produções brasileiras ao cidadão comum.

“Acreditamos que a cultura brasileira é uma força transformadora, capaz de impulsionar o desenvolvimento e fortalecer nossa identidade. A Petrobras tem orgulho de participar dessa iniciativa, consolidando três décadas de apoio ao cinema brasileiro”, destacou Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.

Para o CEO da BB Asset, Gustavo Pacheco, “investir em cultura é uma forma estratégica de gerar desenvolvimento e impacto social. Apoiar o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais reforça nossa convicção de que o capital, quando bem direcionado, pode transformar realidades, fortalecer setores criativos e impulsionar economias locais.”

Estratégia nacional para o audiovisual

O Rouanet Festivais Audiovisuais faz parte de uma estratégia política e cultural mais ampla do Ministério da Cultura para fortalecer o audiovisual brasileiro.
Além de incentivar a realização de mostras e festivais, o MinC tem estruturado programas e ações voltados à formação, circulação, exibição e preservação das obras nacionais, articulando diferentes políticas públicas para consolidar um sistema de fomento contínuo e descentralizado.

Ações integradas de fomento fortalecem a Política Nacional de Difusão do Audiovisual

O programa se soma a outras grandes iniciativas do governo federal que têm transformado o apoio à cultura no país:

1. Lei Rouanet – fomento indireto

No setor audiovisual, a Lei Rouanet tem sido essencial para viabilizar  ações de difusão audiovisual no país.
Entre 2022 e outubro de 2025, a Lei Rouanet recebeu 856 projetos no segmento de Difusão de Conteúdo e Acervo Audiovisual, com valor total solicitado de R$762 milhões.
Desse montante, R$306,7 milhões já foram captados, mostrando um crescimento expressivo no número e alcance das iniciativas.

Evolução da captação (segmento Difusão de Conteúdo e Acervo Audiovisual – Lei Rouanet):

  • 2022: 100 projetos — R$ 78,5 mi solicitados / R$ 73,8 mi captados

  • 2023: 237 projetos — R$ 206,6 mi solicitados / R$ 76,7 mi captados

  • 2024: 333 projetos — R$ 275,7 mi solicitados / R$ 86,7 mi captados

  • 2025 (até 14 de outubro): 189 projetos — R$ 204,6 mi solicitados / R$ 69,4 mi captados

O volume de projetos mais que triplicou desde 2022, evidenciando o fortalecimento da difusão audiovisual por meio da Rouanet.

2. Lei Paulo Gustavo – Fomento Direto

Ainda na esteira de investimento ao setor Audiovisual, a  Lei Paulo Gustavo destinou recursos diretos da União a estados e municípios para impulsionar a cultura no pós-pandemia, com destaque para o setor audiovisual.
Foi a maior liberação de recursos diretos da história da cultura brasileira, permitindo que diversos projetos em estados e municípios fossem executados no campo da difusão audiovisual. Isso garantiu a retomada das atividades do setor cultural em todo país e ampliou a nacionalização do fomento.

3. Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

No âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o MinC lançou em 2025 três novos programas nacionais: Formação em Gestão Pública da Cultura, InfraCultura e Ações Continuadas. Entre eles, destaca-se o Programa Ações Continuadas, que tem como objetivo apoiar, de forma plurianual (de dois a quatro anos) espaços culturais independentes, grupos e coletivos artísticos, escolas livres e eventos continuados independentes, como festivais e mostras audiovisuais.

4. Arranjos Regionais

Com investimento de R$300 milhões, os Arranjos Regionais reúnem recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e de governos locais para financiar ações conjuntas entre a União, estados e municípios. A iniciativa busca descentralizar o fomento cultural e fortalecer o audiovisual em todas as regiões do país, respeitando as especificidades de cada território e promovendo um sistema colaborativo de gestão que aproxima as políticas nacionais das realidades locais

Um país que vê e produz cinema

As ações de difusão do audiovisual brasileiro, desenvolvidas pela Secretaria do Audiovisual (SAv) têm como foco ampliar o acesso ao cinema nacional, formar novos públicos, organizar informações sobre o setor e valorizar a memória audiovisual do país.

Entre as principais ações da SAv estão:

  • a Plataforma de streaming pública, que futuramente exibirá gratuitamente obras nacionais;

  • a Rede Exibidora Tela Brasil, que fortalece espaços de exibição sem fins comerciais, como cineclubes e centros culturais;

  • o Mapeamento Nacional de Salas Públicas de Cinema, que identifica e conecta espaços de exibição em universidades, institutos federais e centros culturais, formando um circuito exibidor público;

  • a revista Filme Cultura, uma das principais publicações dedicadas ao pensamento e à memória do cinema brasileiro;

Em 2024, essas ações chegaram a 350 municípios, mobilizando mais de 45 mil pessoas em eventos como a Mostra Mercosul de Curtas Infantis, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos e o Dia Internacional da Animação.

Um novo ciclo para o audiovisual brasileiro

Com o Rouanet Festivais, o Ministério da Cultura reafirma sua estratégia nacional para o audiovisual, que combina mecanismos diretos e indiretos de fomento, apoio continuado, preservação e difusão cultural.
O objetivo é garantir que o cinema brasileiro esteja presente em todas as regiões do país, seja visto pelo público e reconhecido como parte essencial da identidade e diversidade cultural do Brasil.

FONTE:

Sistema Salic Comparar (Ministério da Cultura): dados sobre captação de projetos no segmento de Difusão Audiovisual (Mostras e Festivais), consultados em outubro de 2025.

 

 

 

Cultura, Artes, História e Esportes
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