Notícias
OPORTUNIDADES
MICBR+Ibero-América promete mais de 2.500 reuniões de negócios e conecta Brasil a 20 países
Foto: Filipe Araújo / MinC
As Rodadas de Negócios do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) acontecem entre 4 e 6 de dezembro, sempre das 9h às 12h, na Praça Verde, em Fortaleza-CE, e devem promover mais de 2.500 reuniões entre empreendedores culturais brasileiros e compradores nacionais e internacionais. Consideradas o momento mais estratégico do evento, as rodadas reúnem compradores e vendedores do setor cultural para negociações diretas, ágeis e altamente produtivas.
Entre as mais de 100 atividades que compõem a programação do MICBR+Ibero-América, as rodadas são reconhecidas como o “coração” do encontro. São encontros rápidos, organizados e presenciais, com agenda definida previamente por cada participante, o que garante eficiência e alinhamento aos interesses tanto de compradores quanto de vendedores. Em cada reunião, com duração aproximada de 20 minutos, são apresentados produtos, serviços, projetos e oportunidades de colaboração.
Participam fornecedores, compradores, investidores e outros profissionais da economia criativa. O objetivo é gerar conexões qualificadas, trocar ideias e fechar parcerias ou negócios. O formato permite que os participantes encontrem, em poucas horas, oportunidades que levariam meses para serem identificadas individualmente. As rodadas criam um ambiente fértil para novos negócios, circulação de projetos, internacionalização de produtos culturais e fortalecimento da economia criativa.
Quem participa
Nesta edição, as rodadas reúnem mais de 350 empreendedores culturais brasileiros, selecionados por edital, representando todos os estados e o Distrito Federal. Eles atuam em 14 setores da economia criativa: Áreas Técnicas, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual e Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Hip-Hop, Jogos Eletrônicos, Moda, Museus e Patrimônio, Música e Teatro.
Entre os vendedores há dois perfis:
- Sênior – empreendedores com mais de três anos de experiência, já inseridos em mercados nacionais ou internacionais;
- Novato(a) – profissionais com até três anos de atuação formal ou ainda sem experiência em negociações nacionais e internacionais.
Os compradores são empreendedores e profissionais culturais que buscam adquirir produtos, serviços, projetos culturais, direitos autorais ou ideias criativas. Além dos compradores brasileiros, o MICBR+Ibero-América contará com representantes de Chile, Espanha, Portugal, Argentina, México, França, Colômbia, Guatemala, África do Sul, Estados Unidos, China, Equador, Moçambique, Bélgica, Uruguai, Reino Unido, Marrocos, Dinamarca, Índia, Alemanha, Peru, Cabo Verde e Bolívia.
Saiba mais sobre o MICBR+Ibero-América 2025 aqui.
MICBR+Ibero-América
Realizado em Fortaleza (CE), de 3 a 7 de dezembro, o MICBR+Iberoamérica combina atividades de formação — mentorias, oficinas, palestras e mesas redondas — com oportunidades de negócios, como rodadas, apresentações de projetos, showcases e momentos de networking. A iniciativa celebra a força da cultura brasileira e reafirma o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento sustentável, na integração regional e na valorização da diversidade cultural.
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocinios e apoios

- .