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Notícias

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO

Setores do MICBR: Gravações musicais faturaram R$ 1,19 bi no primeiro semestre de 2023

Música é um dos setores dessa terceira edição; levantamento considera as receitas dos formatos digital e físico
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Publicado em 07/11/2023 14h29 Atualizado em 17/12/2024 14h37
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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Expressão artística e cultural presente no dia-a-dia das pessoas, a música tem grande relevância econômica. Somente nos seis primeiros meses de 2023, a Pro-Música, entidade que reúne as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país, registrou que o segmento faturou R$ 1,191 bilhão - 12,6% a mais que o mesmo período do ano anterior. O levantamento considera somente as receitas nos formatos digital e físico.  

No Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2023, o setor terá 23 empreendedores selecionados. O encontro será realizado em Belém, no Pará, de 8 a 12 de novembro. 

Streaming

O avanço das mídias digitais vem transformando o consumo e a produção de música. O maior responsável pelo crescimento do mercado nos primeiros seis meses deste ano foi o streaming - 99,2% do total das receitas, que aumentaram 12,4%, chegando a R$ 1,181 bilhão.

Os lucros com assinaturas em plataformas digitais alcançaram R$ 775 milhões, um crescimento de 17,8%. Já o faturamento do streaming remunerado por publicidade foi de R$ 406 milhões, 3,2% a mais em comparação ao mesmo período de 2022.

As receitas de vendas físicas tiveram faturamento de R$ 8 milhões - 0,6% do total da indústria fonográfica brasileira. No formato físico, os discos de vinil foram os mais vendidos, com ganhos de R$ 5 milhões. Na sequência vieram os CDs, com R$ 3 milhões.

Mercado mundial

Em 2022, o mercado fonográfico brasileiro arrecadou R$ 2,526 bilhões - 15,4% a mais que em 2021. Com isso, saltou duas posições no ranking da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Atualmente, o país ocupa agora o 9º lugar no mercado mundial da música.

Direitos autorais

De acordo com o relatório “O que o Brasil Ouve”, divulgado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a participação do streaming cresceu em importância na arrecadação de direitos autorais. Até novembro de 2021, o setor contabilizou R$ 225,6 milhões arrecadados em execução pública das plataformas.

Mulheres

No mercado da execução pública de músicas no país, a presença feminina ainda é discreta quando comparada aos homens, mas a situação vem mudando. É o que aponta a terceira edição do estudo “Mulheres na Música”, também do Ecad.

Em 2022, as mulheres titulares (compositoras, intérpretes e musicistas) receberam 8% do total destinado às pessoas físicas na distribuição de direitos autorais - cerca de R$ 58 milhões.  Na comparação com 2021, o valor significa um aumento de 45%.

Shows

Um dos segmentos que impulsiona a indústria da música, o mercado de shows e eventos teve em 2022 um crescimento de 309,5% em relação a 2021, segundo o Ecad. Foram cerca de 55 mil.

Também em 2022, o Ecad distribuiu R$ 1,2 bilhão em direitos autorais, um crescimento de 36,6% em comparação a 2021.

Realização

O MICBR é uma realização do MinC e OEI e conta com o patrocínio master da Vale e do Instituto Cultural Vale. Também apoiam a iniciativa o Sebrae, o YouTube, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (BASA). A programação das palestras e oficinas é apresentada pela Vale e Instituto Cultural Vale, com apoio do British Council. A Apex-Brasil é parceira nas rodadas de negócios e atividades de formação de redes.

O Mercado das Indústrias Criativas é realizado, ainda, com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e pela Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém e da Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Setor

A edição 2023 do MICBR selecionou os seguintes empreendedores da música:

  • empreendedores(as) que atuam em festivais, casas de shows, centros culturais, artistas, bandas, managers/produtores(as), agências de produção de música original para produções audiovisuais, “booking agency”, distribuidoras (física e digital);
  • selos discográficos/gravadoras, editoras, estúdios, agências de “music branding”, serviços de gestão de direitos autorais, gestores(as) de turnês (tour management/produção local), estúdios de gravação/produtoras de gravação, serviços de “streaming” de vídeo/áudio;

Conheça a lista de 23 empreendedores selecionados para representar o setor Música no MICBR 2023: 

Selecionados

Empreendimento representado

Setor

Perfil

REGIÃO

Alessandra Garcia Grandini

Festival Vambora

música

Vendedor

Centro-Oeste

Daniel Fagundes de Souza

música

Vendedor

Sul

Daniel Gonçalves Morelo

MM Projetos Culturais

música

Comprador

Sudeste

Dayse de Hansa Nogueira Lima

Sala de Produções e Eventos Ltda

música

Comprador

Centro-Oeste

Diego Coiro Tortorelli

Mapa Produtora

música

Vendedor

Sul

DJ Mam - Marco Aurélio Marinho

DJ MAM

música

Comprador

Sudeste

Edilana Magalhães Amarilha

Festival Carambola

música

Comprador

Nordeste

Elizabete Silva do Nascimento

Batuque Empreendimentos Artísticos

música

Vendedor

Nordeste

Gustavo Macedo Freitas

Saturno Cultural Ltda

música

Vendedor

Centro-Oeste

Joaquim Tadeu Correa Gondim Júnior

Almério / Martins

música

Vendedor

Nordeste

José Andreas Curbelo Knutson

Ocho Bajos

música

Vendedor

Sul

Josevaldo de Almeida Silva

Som do Sisal

música

Vendedor

Nordeste

Lívia Cunha de Oliveira

Doca1

música

Comprador

Nordeste

Luciana Adão de Paula Andrade

Instituto Oi Futuro

música

Comprador

Sudeste

Maria Aparecida Gonçalves

Casa do Batuque Produções Artísticas

música

Vendedor

Sudeste

Paula Fernanda Marques Caldas Terra Rios da Silveira

Batedeira Cultural

música

Vendedor

Centro-Oeste

Roberto Largman Borovik

Alter do Som

música

Vendedor

Norte

Sissymara de Lima Mendes

Casa de Caba

música

Vendedor

Norte

Susanne Lilen Leite Farias

Duas Telas Produtora Cultural

música

Vendedor

Norte

Tâmara Jacinto Elias

Onã Produções

música

Comprador

Centro-Oeste

Vanessa Clarice Damasco

#estudeofunk

música

Vendedor

Sudeste

Victor Reis da Silva

Rio Comprido Cultural

música

Vendedor

Sudeste

Wanderson Lemos Soares

Wanderson Lemos

música

Vendedor

Sudeste

 Serviço

3ª Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR)

Quando: 08 a 12 de novembro de 2023

Local: Hangar Convenções & Feiras da Amazônia

Av. Dr. Freitas, s/n – Marco - Belém (PA)

Aberto ao público e com entrada gratuita.

Outras informações e programação: gov.br/micbr

Instagram: @micbr

Credenciamento de imprensa. Clique aqui.

Assessoria de Imprensa | Ministério da Cultura

Sheila de Oliveira

(31) 99246-2687

micbr.imprensa@cultura.gov.br

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