Notícias
EVENTO
Fundação Casa de Rui Barbosa promove VI Seminário da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão
Foto: Reprodução/FCRB
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realiza, nos dias 10 e 11 de novembro, a sexta edição do Seminário da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão, com o tema “40 anos do Ministério da Cultura: Diálogos em torno das políticas culturais, do desenvolvimento sustentável e da memória”. O encontro reunirá gestores públicos, pesquisadores e especialistas nacionais para debater os caminhos das políticas culturais no Brasil e no mundo.
O primeiro dia será marcado pela mesa “Pós-Mondiacult: balanços, contribuições e apontamentos para o futuro”, que contará com Carlos Paiva (Ministério da Cultura), representantes da Unesco no Brasil, Alexandre Santini (FCRB), Lia Calabre (FCRB; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão) e Luiz Augusto Rodrigues (LABAC-UFF; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão).
À tarde, das 14h às 17h, será realizada a mesa “(Des)desenvolvimento sustentável e políticas culturais: contribuições da Cátedra UNESCO ao Mondiacult 2025”, com Simone Teixeira (UENF; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão), Leonardo Costa (UFBA; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão), Alexandre Barbalho (UECE – UFC; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão), João Guerreiro (IFRJ; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão), Mário Pragmácio (UFF; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão) e Renata Rocha (UFBA; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão). A mediação será de Adélia Zimbrão (FCRB; Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão).
O segundo dia, 11 de novembro, será dedicado às comemorações dos 40 anos do Ministério da Cultura, criado em 1985 e recriado em 2023. A mesa “40 anos do Ministério da Cultura: revisitando o passado e construindo futuros” reunirá representantes do MinC, Vivan Fonseca (CPDOC/FGV), o Projeto Documentário Caliban e Alexandre Santini (FCRB).
À tarde, a programação segue com a mesa “40 anos do Ministério da Cultura: pelo olhar das pesquisas acadêmicas”, com Fábio Maleronka (USP) e Giane Souza (UFSC), sob mediação de Renata Rocha (UFBA – FACON).
O encerramento será com a mesa “40 anos do Ministério da Cultura: entrevistas abertas”, que reunirá Isaura Botelho (ECA-USP) e Irapoan Cavalcanti (FGV; membro do Conselho Consultivo da FCRB), em conversa conduzida por Vivan Fonseca (CPDOC/FGV; UERJ) e Lia Calabre (FCRB; UFF).
O seminário consolida-se como um espaço de reflexão, produção de conhecimento e articulação entre Estado, academia e sociedade civil, reafirmando o compromisso da Cátedra e da Fundação com o fortalecimento das políticas culturais, da memória institucional e do desenvolvimento sustentável da cultura no Brasil.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) atua como um centro de excelência dedicado à pesquisa, formação e articulação no campo das políticas culturais e da gestão cultural no Brasil. Integrada à rede mundial de Cátedras UNESCO, promove a cooperação internacional e o intercâmbio de conhecimentos por meio da realização de seminários, colóquios, simpósios, cursos e publicações em parceria com universidades e instituições especializadas. Desde sua criação, em 2017, a Cátedra/FCRB contribui para a qualificação de profissionais do setor e para o fortalecimento de políticas culturais públicas, funcionando como espaço de reflexão crítica e inovação acadêmica voltado ao desenvolvimento de práticas e soluções para os desafios contemporâneos da cultura.
Serviço
VI Seminário da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão
Tema: 40 anos do Ministério da Cultura: Diálogos em torno das políticas culturais, do desenvolvimento sustentável e da memória
Data: 10 e 11 de novembro, a partir das 9h30
Local: Sala de Curso – Fundação Casa de Rui Barbosa / Rua São Clemente, 134, Botafogo, RJ
Entrada gratuita | Programação completa aqui