Notícias
COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Brasil e Espanha fortalecem parcerias no âmbito do Fórum de Vice-Ministros de Cultura dos países Ibero-Americanos
Foto: Ascom MinC
Com o objetivo de aprofundar a cooperação cultural e criativa na Ibero-América, o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC) e o vice-ministro da Cultura da Espanha, Jordi Martí Grau, reuniram-se nesta terça-feira ( 26) para debater a relação bilateral e regional no âmbito do Fórum de Vice-Ministros de Cultura dos países Ibero-Americanos para a Economia Criativa. A reunião reforçou a sinergia entre os dois países em temas como economia criativa, direitos dos trabalhadores da cultura e políticas públicas para o setor.
“Este é um momento único para construirmos pontes que transcendem fronteiras. A cultura é a linguagem que nos une”, afirmou Márcio Tavares, lembrando que a parceria com a Espanha é crucial para avançar em temas como tecnologia, direitos autorais e sustentabilidade.
Segundo Jordi Mart, Brasil e Espanha estão trilhando um caminho de convergência nas políticas culturais e isso impulsiona ainda mais cooperação entre os países.
A Espanha, reconhecida como parceira histórica do Brasil, manifestou apoio às propostas, destacando a importância de uma posição conjunta ibero-americana sobre cultura no ambiente digital, a ser apresentada na Mundiacult 2025, Conferência mundial da Unesco, que acontecerá em Barcelona, em setembro.
O secretário Márcio Tavares convidou o vice-ministro para participar do MICBR+Iberoamérica, que acontecerá em Fortaleza, em dezembro, e explicou que o encontro tem o objetivo de reforçar o potencial das culturas populares, artes cênicas e criatividade dos territórios.
Foram debatidas ainda ações de cooperação para o próximo ano, como intercâmbios culturais e artísticos, reforçando a relação cultural entre Brasil e Espanha.