Notícias
PROGRAME-SE
Biblioteca Demonstrativa recebe lançamentos de livros nos dias 26 e 27 de março
Foto: divulgação
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, será palco de dois lançamentos literários que prometem emocionar e inspirar o público em Brasília. Nos dias 26 e 27 de março, duas autoras reconhecidas apresentam suas mais recentes obras, trazendo poesia e reflexões sobre a existência humana.
Minha Voz em Sonetos
No dia 26 de março, às 18 horas, será a vez da poetisa Basilina Pereira apresentar Minha Voz em Sonetos. Com uma trajetória consolidada na literatura, a escritora mineira, radicada em Brasília, soma 15 livros publicados e participações em diversas coletâneas e antologias. Sua nova obra reafirma sua sensibilidade e musicalidade, explorando as emoções humanas em versos envolventes. Reconhecida nacional e internacionalmente, Basilina promete uma noite de celebração à poesia.
Dedilhando o Colar
Já no dia 27 de março, às 19 horas, Stella Maris Macedo lança seu primeiro romance, Dedilhando o Colar: Uma Mulher em Busca de Si. A obra acompanha a trajetória de Nena, uma mulher que revisita suas memórias e desafios, costurando passado e presente em uma narrativa não linear. Com uma escrita em prosa poética, Stella Maris conduz o leitor a uma jornada introspectiva sobre amor, dores e recomeços. O livro marca a estreia da autora no romance, após sua atuação em crônicas e antologias, incluindo a finalização no Prêmio Carolina Maria de Jesus com Mulheres Parideiras da Humanidade.
Ambos os eventos têm entrada gratuita e ocorrerão na Biblioteca Demonstrativa, localizada na 506/507, da Asa Sul. Os lançamentos são oportunidades para leitores e amantes da literatura se aproximarem das autoras e suas produções, em encontros que prometem ser marcantes para o cenário cultural da capital.
O coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho, destaca a importância dos lançamentos para o fomento à cultura local. "Nossa missão é promover o acesso à literatura e valorizar os escritores que enriquecem nosso cenário literário. Esses eventos são momentos de troca e inspiração para a comunidade, reforçando a biblioteca como um espaço vivo de cultura e conhecimento", afirma.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.