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3ª EDIÇÃO

Argentina é convidada de honra do maior mercado público das indústrias criativas do Brasil

O MICBR será realizado de 8 a 12 de novembro, em Belém
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Publicado em 29/08/2023 16h17 Atualizado em 22/11/2024 15h48
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Foto: Lara Heinrich

A Argentina é o país convidado de honra da 3ª edição do Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). O evento acontece entre 8 e 12 de novembro, em Belém, no Pará. Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), o maior mercado público de indústria criativa do país contará com uma programação que inclui 15 setores criativos.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca que o convite à Argentina é uma retribuição à participação brasileira no Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA). Em junho deste ano, o Brasil marcou presença no evento, em Buenos Aires, como convidado de honra. “Pela primeira vez, a Amazônia vai sediar este megaevento, e a presença da Argentina vai fazer este mercado ainda mais especial”, declara.

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, o MinC levou 90 empreendedores nacionais à Buenos Aires para as rodadas de negócios e atividades formativas. Participaram mais de 1.500 produtores da Argentina, mais de 500 compradores nacionais e internacionais e foram realizadas 15 mil rodadas de negócios.

O ministro da Cultura argentino, Tristán Bauer, enfatiza a importância do evento no fortalecimento das relações entre os dois países. “Celebro a realização de um novo mercado das indústrias culturais no país irmão e, também, esta relação bilateral que aprofundamos no MICA. O MICBR é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nossas indústrias culturais, gerando sinergia e fortalecendo alianças”, afirma.  

O diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou, ressalta a importância da união entre os dois países. “A participação da Argentina no MICBR é o resultado de um processo importante de integração regional, que fortalece as relações socioeconômicas desses dois países, enxergando na cultura uma ferramenta de geração de oportunidades de trabalho e renda em benefício desses dois grandes países. Os empreendedores culturais e criativos do Brasil poderão aproveitar as rodadas de negócios e as conferências do MICBR para aprofundar debates e gerar negócios na indústria da cultura, aproveitando também a presença de visitantes e produtores argentinos”, comenta.

Edital argentino

O Ministério da Cultura da Argentina lançou hoje (29) um edital de seleção de empreendedores culturais do país que irão participar do MICBR. Serão escolhidos 60 beneficiários e 20 suplentes, entre  vendedores e compradores. Podem participar produtores, empreendedores, cooperativas, pequenas e médias empresas, empresas de serviços e bens da indústria cultural do audiovisual, artes visuais, circo, dança, desenho, editorial, folclore, gastronomia, Hip-Hop, infância, música, música acadêmica, tango, teatro e videogames. É necessário ter três anos ou mais de experiência. As inscrições podem ser realizadas de 30 de agosto até 8 de setembro, por meio da plataforma Somos Cultura  Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial da República Argentina. Clique aqui.

Empreendedores brasileiros

O MICBR inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. Para compor a delegação comercial brasileira, o MinC está investindo R$ 1,118 milhão no edital que irá levar 260 empreendedores culturais e criativos. As inscrições terminaram em 17 de agosto.

Foram cadastrados 947 empreendedores culturais e criativos de todos os estados do país e que atuam nos seguintes setores: artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa. Além dessas áreas, uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte vai marcar o espaço da gastronomia no evento.

A ministra da Cultura salienta a importância da realização do evento para o fortalecimento e expansão da economia criativa no país. “Um país como o Brasil tem um potencial enorme para se desenvolver social e economicamente através da cultura. O MICBR é parte central da política pública do Ministério e do Governo Federal voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, frisa.

Hip-Hop e áreas técnicas

Em 2023, pela primeira vez, o evento terá rodadas separadas para cada segmento das artes cênicas e inclui na programação o Hip-Hop entre os setores da economia criativa. Igualmente inédita é a incorporação das áreas técnicas nas atividades de negócios e formativas. As inserções atendem demandas de representantes destes setores. As outras vagas são para o artesanato, audiovisual e animação, design, editorial, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música e teatro.

“Ficamos muito felizes em ver o setor de áreas técnicas, que demandava ter um setor próprio para realizar suas reuniões de negócios, ser um daqueles com o maior número de inscritos. Demonstra que nossa política pública está no caminho certo”, avalia a diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura da secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Andrea Guimarães.

A agenda contempla ainda pitchings - apresentações para a venda de ideias, projetos ou negócios - e showcases, shows artísticos de curta duração com fins comerciais. Também estão programadas rodadas de negócios e de formação e capacitação de empreendedores, entre elas, mentorias, oficinas, palestras e painéis.

                                                                                                                                                                                                                 

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