Notícias
SUDESTE
Apoiado pela Aldir Blanc, projeto leva mais de 300 atividades artísticas gratuitas a 30 cidades do Espírito Santo
Fotos: Divulgação
No Espírito Santo, um projeto faz a arte circular pelo estado. O 4º Ciclo do Cultura em Toda Parte leva mais de 300 atividades gratuitas a 30 municípios capixabas. Apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, a iniciativa chega nesta sexta-feira (27) e sábado (28) a São Domingos do Norte e São José do Calçado. Na programação estão shows musicais, espetáculos teatrais, circenses, atividades literárias e oficinas formativas.
Um dos objetivos da ação é estimular o fluxo e a promoção de produções artísticas a diversos públicos, feitas a partir de chamada pública aberta a artistas locais, incluindo pagamento de cachês aos fazedores de cultura contemplados.
“Levar cultura para além da região metropolitana é reconhecer e fortalecer identidades locais, fomentar a economia criativa e garantir que artistas, mestres e comunidades tenham visibilidade, apoio e oportunidades em seus próprios territórios”, salienta o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha.
A iniciativa é realizada pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), em parceria com as OSCs Centro Cultural Eliziário Rangel (CCER), Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Instituto Ellos, por meio de edital, com apoio das prefeituras municipais.
Segundo o produtor executivo da ação pela OSC Centro Cultural Eliziário Rangel, Antonio Martins Vitor Jr., o Cultura em Toda Parte é mais que um projeto; é uma política pública de cultura.
“Ele garante acesso, democratiza ações, interioriza e faz circular produções, valorizando e potencializando territórios e fazeres artístico-culturais”, ressalta.
A diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte, responsável pela gestão do projeto na rota Central Sul, Lucia Caus, destaca que a proposta ajuda a fomentar a economia criativa e democratiza o acesso à arte.
“Com o olhar voltado para municípios de até 100 mil habitantes, a iniciativa não só descentraliza a agenda cultural do Espírito Santo, mas também atua como núcleo de formação e vitrine para a pluralidade dos talentos capixabas”, observa.
Para o diretor-presidente do Instituto Ellos, Ricardo da Silva, o Cultura em Toda Parte transporta arte, formação e oportunidades para territórios que historicamente tiveram menos acesso a essas políticas.
“O projeto nasce do entendimento de que a cultura transforma realidades, fortalece identidades e promove inclusão social”, analisa.
Fomento
Em sua 4ª edição, o Cultura em Toda Parte tem investimento de R$ 3 milhões, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Brasil.
“É uma importante iniciativa da Secult, realizada com recursos do MinC, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, que reafirma o compromisso com a ampliação do acesso à cultura no Espírito Santo. Ao valorizar a cultura produzida nos territórios, o projeto fortalece nossas identidades, mantém vivas as tradições e movimenta a cultura em cada canto do estado”, sublinha a coordenadora do Escritório Estadual do MinC no Espírito Santo, Nieve Matos.

Fim de semana
Nesta sexta (27) e sábado (28), a caravana do Cultura em Toda Parte desembarca em São Domingos do Norte e São José do Calçado, nas regiões noroeste e sul, respectivamente.
Em São Domingos do Norte, a Praça José Adão recebe amanhã, a partir das 16h, atrações de circo, teatro, dança, forró e sertanejo. No sábado, a programação começa às 18h, com apresentações de samba, congo e forró. O evento inclui ainda oficinas culturais, como iniciação teatral para idosos, mosaico e workshop de produção de conteúdo.
Já em São José do Calçado, a Praça Dr. Pedro Vieira vira palco para encenações teatrais, intervenções infantis e shows musicais na sexta, a partir das 18h. No sábado terá capoeira, bandas e atrações de samba e música popular. A atividade contempla também formações culturais, como curso de iniciação ao teatro e cinema para pessoas com 60+ e oficinas de escrita criativa voltadas a estudantes da rede municipal. As inscrições são realizadas no local.