Auditoria Interna Governamental
A auditoria interna governamental é uma atividade permanente, independente e objetiva que auxilia as organizações públicas a atingirem seus objetivos.
A Controladoria-Geral da União, por intermédio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) realiza auditorias em órgãos públicos federais, Estados e Municípios para avaliar e recomendar melhorias sobre a aplicação de recursos públicos federais, bem como avaliar a execução de programas de governo e a gestão dos administradores públicos. Os gestores públicos federais, ao implementarem as recomendações emitidas geram benefícios como, por exemplo, economia de recursos públicos, ganho de eficiência e melhoria da qualidade dos produtos e dos serviços entregues pelo Governo à Sociedade.
Em 2024, foram registrados 1.733 benefícios decorrentes da implementação de recomendações em 450 instituições, totalizando R$ 12,66 bilhões, dos quais R$ 9,57 bilhões tiveram impacto no mesmo ano. Desde 2012, o acumulado desses benefícios alcançou o valor de R$ 145 bilhões. Esses números refletem o compromisso do Governo Federal com a construção de uma Administração Pública eficiente e orientada por resultados.
Auditorias Prioritárias
Temas da SFC
ALICE
Analisador de Licitações, Contratos e Editais para monitorar licitações e prevenir gastos indevidos
Benefícios financeiros e qualitativos
Resultados positivos alcançados, como economia de recursos, aumento de eficiência e melhoria nos serviços prestados.
Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade na CGU
Utiliza o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IACM) para o setor público
Operações especiais
Informações sobre operações realizadas pela CGU, em conjunto com órgãos de Defesa do Estado
QualiREG
Resultados da união da CGU, PNUD e UNOPS, visando melhorar a capacidade institucional e regulatória no Brasil



