Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Controladoria-Geral da União
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
      • Relatórios de Supervisão
      • Materiais de Orientação
      • Suborno Transnacional
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
      • Fluxos de tratamento
    • Participação Social e Diversidade
      • Participação Social
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Auditoria Interna Governamental Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

Info

Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da CGU

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

A CGU adota o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), com apoio do Banco Mundial, é uma estrutura internacional que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função.

Modelo de Capacidade de Auditoria Interna
É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente. O IA-CM se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para autoavaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento ordenados.

Níveis de Maturidade

O modelo é dividido em 5 níveis de maturidade que garantem independência, agregação de valor, padronização e melhoria contínua. São eles:

Nivel 5 - OTIMIZADO
Aprendizado contínuo de AI, que recebe inputs da própria organização e de terceiros

Nivel 4 - GERENCIADO
AI integra as informações disponíveis na organização para aperfeiçoamento de governança e do GR

Nivel 3 - INTEGRADO
Aplicação uniforme das práticas de gestão e de auditoria pela AI

Nivel 2 - INFRAESTRUTURA
Práticas e procedimentos de auditoria sustentáveis e repetíveis

Nivel 1 - INICIAL
Práticas não sustentáveis, que dependem de esforços individuais

Níveis de Maturidade

O modelo é dividido em 5 níveis de maturidade que garantem independência, agregação de valor, padronização e melhoria contínua. São eles:

Nivel 5 - OTIMIZADO
Aprendizado contínuo de AI, que recebe inputs da própria organização e de terceiros

Nivel 4 - GERENCIADO
AI integra as informações disponíveis na organização para aperfeiçoamento de governança e do GR

Nivel 3 - INTEGRADO
Aplicação uniforme das práticas de gestão e de auditoria pela AI

Nivel 2 - INFRAESTRUTURA
Práticas e procedimentos de auditoria sustentáveis e repetíveis

Nivel 1 - INICIAL
Práticas não sustentáveis, que dependem de esforços individuais


Base Normativa

O Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, aprovado pela Instrução Normativa SFC nº 3/2017, prevê a instituição e manutenção de um Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ) pelas Unidades de Auditoria Interna Governamentais (UAIG), contemplando avaliações internas e externas, orientadas para a avaliação da qualidade e a identificação de oportunidades de melhoria dos seus processos de trabalho.

Nesse sentido, a Portaria SFC nº 363/2020 regulamentou o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade da Atividade de Auditoria Interna da CGU (PRO-Qualidade), com o objetivo de “estabelecer atividades de caráter permanente destinadas a avaliar a qualidade, produzir informações gerenciais e promover ações que visem à melhoria contínua dos processos de trabalho e dos produtos decorrentes das ações de controle” conduzidas pela SFC e pelas Unidades Regionais da CGU nos estados.

  • Instrução Normativa SFC nº 3/2017:

  • Portaria SFC nº 363/2020:

  • Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal (MOT)

  • IN SFC nº 8/2017

  • Modelo IA-CM

Avaliações

As avaliações internas previstas no PRO-qualidade contemplam atividades de monitoramento contínuo e avaliações internas periódicas, realizadas com base em roteiros de avaliação aplicados de forma amostral em trabalhos realizados pelas unidades de auditoria da CGU e, também, por meio de autoavaliações periódicas de maturidade organizacional, com base no modelo IA-CM.

Por sua vez, as avaliações externas, conforme preconizado pelo Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal (MOT), aprovado pela IN SFC nº 8/2017, devem ser realizadas a cada 5 anos por avaliador independente ou mediante validação externa de autoavaliação interna realizada pela UAIG. Está planejada para ocorrer até 31/12/2022 a primeira validação externa da CGU.

Ainda segundo o MOT, a aferição do nível de maturidade “deve contribuir para a estruturação de um processo de melhoria contínua, de forma a possibilitar o desenvolvimento de um nível adequado de capacidade da UAIG”.

Resultados da CGU

Com base na autoavaliação realizada em 2022, a CGU recebeu o resultado final da validação externa independente realizada pelo Banco Mundial, que confirmou o atingimento do Nível 2 de maturidade, com base no Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

O relatório final do Banco Mundial trouxe o seguinte apontamento: “Com referência específica à realização dos 10 KPAs do nível 2 do IA-CM, em razão da análise da documentação apresentada, aliada à experencia prévia de trabalho com a CGU, concluímos que ela realiza notório trabalho de auditoria de conformidade e, portanto, validamos todos os KPAs”.

5

OTIMIZADO

4

GERENCIADO

3

icone-meta

Meta!

INTEGRADO

2

icone-champs

Validado pelo Banco Mundial

INFRAESTRUTURA

1


INICIAL

5

OTIMIZADO

4

GERENCIADO

3

icone-meta

Meta!

INTEGRADO

2

icone-champs

Validado pelo Banco Mundial

INFRAESTRUTURA

1

INICIAL

Além do alcance do Nível 2, a CGU já registra 60% dos KPA do Nível 3 do IA-CM institucionalizados e o cumprimento de 81% das atividades essenciais do Nível 3, posicionando o órgão como grande referência nacional em auditoria interna, conforme ilustrado a seguir.

Saiba mais sobre PGMQ e o IA-CM: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/auditoria-e-fiscalizacao/pgmq

Matriz do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

A Matriz do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna descreve os níveis de maturidade da função de auditoria, destacando as principais áreas de atuação e desenvolvimento em cada nível. A legenda define "Institucionalizado" como práticas bem estabelecidas, "Não existe" como ausência de práticas, e "Não institucionalizado" como práticas informais. Os níveis variam do "Inicial", com auditorias ad hoc e falta de infraestrutura, ao "Otimizado", onde a auditoria é um agente-chave de mudança e melhoria contínua, agregando valor significativo à organização.

Legenda:

Institucionalizado

Não existe

Não institucionalizado

Matriz do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna

Serviços e Papel da AI Gerenciamento de pessoas Práticas profissionais Gerenciamento do Desempenho e Accountability Cultura e Relacionamento Organizacional Estruturas de Governança
Nível 5 Otimizado AI reconhecida como agente-chave de mudança - KPA 5.1 Envolvimento da liderança com organizações profissionais -
KPA 5.3
Melhoria contínua de práticas profissionais - KPA 5.5 Resultado e valor alcançados para a organização - KPA 5.6 Relações efetivas e permanentes - KPA 5.7 Independência, poder e autoridade da Atividade de AI - KPA 5.8
Projeção da força de trabalho -
KPA 5.2
Planejamento estratégico da AI - KPA 5.4
Nível 4 Gerenciado Avaliação geral sobre governança, gestão de riscos e controles - KPA4.1 AI contribui para o desenvolvimento da gestão - KPA 4.4 Estratégia de auditoria alavanca a gestão de risco da organização - KPA 4.5 Integração de medidas de desempenhos qualitativas e quantitativas - KPA 4.6 CAI aconselha e influencia a mais alta gerência - KPA 4.7 Supervisão independente da Atividade de AI - KPA 4.8
A atividade de AI apoia classes profissionais - KPA 4.3
Planejamento da força de trabalho - KPA 4.2
Nível 3 Integrado Serviços de consultoria -
KPA 3.2
Criação de equipe e competência - KPA 3.5 Estrutura de gestão da qualidade - KPA 3.7 Medidas de desempenho - KPA 3.10 Coordenação com outros grupos de revisão - KPA 3.12 CAI informa à autoridade de mais alto nível - KPA 3.15
Auditorias de desempenho / value-for-money - KPA 3.1 Profissionais qualificados -
KPA 3.4
Planos de auditoria baseados em riscos - KPA3.6 Informações de custos -
KPA 3.9
Componente essencial da equipe de gestão - KPA 3.11 Supervisão e apoio gerencial para a Atividade de AI -
KPA 3.14
Coordenação de força de trabalho - KPA 3.3 Relatórios de gestão de AI - KPA 3.8 Mecanismos de financiamento - KPA 3.13
Nível 2 Infraestrutura Auditoria de conformidade - KPA 2.1 Desenvolvimento profissional individual - KPA 2.3 Estrutura de práticas profissionais e de processos - KPA 2.5 Orçamento operacional de AI - KPA 2.7 Gerenciamento dentro da Atividade de AI - KPA 2.8 Acesso pleno às informações, aos ativos e às pessoas da organização - KPA 2.10
Pessoas qualificadas identificadas e recrutadas - KPA 2.2 Plano de auditoria baseado nas prioridades da gestão e das partes interessadas - KPA 2.4 Plano de negócio de AI -
KPA2.6
Fluxo de reporte de auditoria estabelecido - KPA 2.9
Nível 1 Inicial Ad hoc não estruturada; auditorias isoladas ou revisão de documentos e transações com finalidade de aferir correção e conformidade; produtos dependem de habilidades específicas de indivíduos que estão acupando as posições; ausência de práticas profissionais estabelecidas, além das fornecidas por associações profissionais; financiamento aprovado por gerência, quando necessário; falta de infraestrutura; auditores provavelmente são parte de uma unidade organizacional maior; nenhuma capacidade estabelecida; portanto, inexistência de macroprocessos-chave.
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
      • Relatórios de Supervisão
      • Materiais de Orientação
      • Suborno Transnacional
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
      • Fluxos de tratamento
    • Participação Social e Diversidade
      • Participação Social
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca