Inscrições para Bolsas no Programa Cemaden Educação vão até o próximo dia 26 de setembro
Serão 15 Bolsas destinadas a atividades na Campanha #AprenderParaPrevenir, na temática Cidades sem Risco, projeto do Programa Cemaden Educação.
Serão 15 Bolsas destinadas a atividades na Campanha #AprenderParaPrevenir, na temática Cidades sem Risco, projeto do Programa Cemaden Educação.
O evento contou com delegações de 40 países, mais de 160 instituições acadêmicas, além de uma feira de negócios verdes. O objetivo foi o intercâmbio científico entre os países, além de promover a geração de acordos de cooperação internacional. Entre as propostas, a de aliar esforços entre os setores público e privado, a fim de consolidar novas iniciativas de restauração de ecossistemas.
O evento preparatório para a COP 30 ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 15 e 19 de setembro, reunindo autoridades nacionais e internacionais, especialistas e cientistas renomados, em mais de 40 sessões temáticas. Os debates focam temas sobre mudanças climáticas, adaptação e desenvolvimento sustentável em regiões secas ao redor do mundo.
Durante uma semana, na sede do Cemaden, estudantes de pós-graduação de mestrado e doutorado de quatro instituições (UFSC, UFPA e Unesp-Cemaden) participaram de atividades com conteúdos teóricos e práticas, voltadas a sistema de alertas de risco de desastres.
O evento contou com palestrantes de secretarias da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. As instituições apresentaram os desafios, ações de prevenção, redução de riscos de desastres e adaptação climática, debatendo junto aos estudantes de Pós-Graduação em Desastres Naturais (Unesp-Cemaden) e colaboradores do Cemaden.
Elaborado pelo Projeto COPE e divulgado, neste mês, pela Revista Internacional de Redução de Risco de Desastres, o estudo analisou 404 pesquisas publicadas entre 2012 e 2023, identificando as abordagens sobre as capacidades estatais, institucionais e organizacionais em Gestão de Risco de Desastres. Os resultados mostram que a maioria dos estudos não define claramente essas capacidades.
Com transmissão pelo Canal YouTube da Série de Debates do Cemaden, pesquisadores apresentam programas e projetos participativos de estudantes e professores de escolas, comunidades, Defesas Civis Municipais, instituições de pesquisa e monitoramento ambiental em Ubatuba, São Sebastião, além do Programa Cemaden Educação, em nível nacional.
Evento reuniu pesquisadoras e especialistas para debater trajetórias, desafios e conquistas das mulheres na ciência e tecnologia do setor aeroespacial.
O Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que tem o apoio da Fapesp, organiza a exposição fotográfica “Extremos”, entre 18 de agosto e 31 de outubro de 2025, no Museu Interativo de Ciências de São José dos Campos-SP. A entrada é gratuita.
A premiação ocorreu durante o 15° Simpósio Nacional de Geomorfologia, realizado em Natal (RN). O trabalho do pesquisador da Sala de Situação do Cemaden, especialista no monitoramento de riscos de deslizamentos, mostra a importância da aplicação da geomorfodinâmica na previsão de desastres relacionados a deslizamentos e fluxos de detritos
O objetivo da visita foi o de aprofundar conhecimento para embasar um projeto de melhorias na atuação do município na prevenção de danos decorrentes de desastres naturais.
Primeira "Conferência Livre das Mulheres de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial".
A Bolsa de Mestrado é para o tema “Mapeamento Participativo de Riscos” dentro do Programa de Pós-graduação em Desastres Naturais (ICT-Unesp/Cemaden). A duração é de 24 meses, com possibilidade de estágio de pesquisa no exterior. As inscrições vão até o próximo dia 31 de agosto.
O prêmio tem por objetivo apoiar cientistas brasileiras em estágio pós-doutoral nos Estados Unidos, nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Ambientais.
Durante os dias 13 a 19 de julho, na UFRPE, o Cemaden participa da 77ª do SBPC, com estande de exposição dos trabalhos de monitoramento, pesquisas, projetos e educação sobre riscos de desastres socioambientais. Também participa da programação científica na mesa-redonda do debate sobre Emergência Climática e Gestão Adaptativa para a Segurança Hídrica e Redução de Riscos de Desastres, com palestra do climatologista Jose Marengo, do Cemaden.
O climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, foi nomeado consultor para atuar no Painel Consultivo Científico da OMM. O cargo atua no aconselhamento estratégico prospectivo sobre desafios e oportunidades emergentes relacionados ao clima, água e ciências ambientais e sociais relacionadas, para fins de planejamento de longo prazo.
A pesquisa de campo e o workshop organizados pelo Cemaden/Projeto Cope, a Escola Monsenhor Ignácio Gióia e a Defesa Civil Municipal, em São Luiz do Paraitinga (SP), envolveu representantes de secretarias municipais e moradores (as) para discutir preparação para eventos extremos.