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Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - Cemaden/MCTI
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Composição

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Atualizado em 29/08/2025 14h24
  • Direção
    • Diretora:  Regina Célia dos Santos Alvalá 

      Diretora Substituta Eventual:  Silvia Midori Saito

      A(o) Direção compete:

      Ao Diretor (a) incumbe:

      I - planejar, coordenar e orientar a execução das atividades do Centro;

      II - exercer a representação do Centro;

      III - elaborar e coordenar a execução da proposta orçamentária anual das ações sob sua responsabilidade, cumprindo as metas estabelecidas no PPA, no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

      IV - coordenar o processo de elaboração do orçamento constante do PPA;

      V - propor a programação financeira anual e mensal à administração central do Ministério;

      VI - atuar como ordenador de despesa, designar o Gestor Financeiro e o Responsável pela Conformidade de Gestão, e seus respectivos substitutos eventuais;

      VII - designar servidores para assinarem notas de movimentação de crédito, guias de recebimento, cadastros de credores, notas de empenho e suas anulações e notas de lançamento;

      VIII - formalizar a designação de gestores de contratos, convênios, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres, com a participação da área demandante, designar servidores para acompanhamento, fiscalização e recebimento de obras e serviços de engenharia;

      IX - reconhecer despesas de exercícios anteriores, em conjunto com a Coordenação cujas atribuições se correlacionam com a despesa a ser reconhecida;

      X - conceder passagens aéreas e terrestres em território nacional e internacional, diárias e ajuda-de-custo, na forma das normas legais e regulamentares pertinentes;

      XI - aprovar a prestação de contas de viagens, analisando os relatórios de viagens e comprovação de embarques;

      XII - autorizar a abertura de processos licitatórios;

      XIII - decidir e ratificar o reconhecimento de inexigibilidade de licitação e de dispensa de licitação, autorizar e homologar cotações eletrônicas e dispensas de licitação eletrônicas;

      XIV - instituir grupos de trabalho e comissões, inclusive de Comissão Permanente ou Especial de Licitação, de Pregoeiros e Equipe de Apoio, de cadastramento de fornecedores, de recebimento e desfazimento de materiais, de inventários, de avaliação e destinação de documentos, de Planejamento da Contratação, para atender as necessidades do Centro;

      XV - homologar e adjudicar o objeto da licitação, podendo, na forma da lei, revogar ou anular o procedimento;

      XVI - decidir sobre:

      a) os recursos e representações interpostos em face das decisões de dirigentes, das Comissões de Licitação e Pregoeiros, e outras comissões administrativas, em segunda instância;

      b) a lotação e remoção de servidores na estrutura organizacional do Centro, respeitadas a natureza e atribuições do cargo; e

      c) atos e despachos das chefias imediatas, em grau de recurso;

      XVII - assinar convênios, protocolos, acordos, ajustes, contratos e outros instrumentos congêneres, quando não envolverem Estados ou organismos internacionais;

      XVIII - autorizar a aquisição, alienação, permuta, cessão e baixa de material, respeitada a legislação vigente;

      XIX - conceder suprimentos de fundos e aprovar as respectivas prestações de contas;

      XX - supervisionar e orientar a realização dos gastos decorrentes dos suprimentos de fundos;

      XXI - designar o responsável e seu substituto, pela elaboração de termos de referência;

      XXII - encaminhar:

      a) à unidade gestora de projetos os termos de referência, elaborados;

      b) os produtos elaborados pelos consultores e aprovados pelo supervisor ou coordenador técnico, e respectivos termos de regimento e avaliação, à unidade gestora de projetos para pagamento; e

      c) as solicitações de passagens e pagamento de diárias, necessárias à elaboração dos produtos, à unidade gestora de projetos;

      XXIII - convocar e presidir as reuniões do Conselho Técnico-Científico;

      XXIV - adjudicar o objeto e homologar os procedimentos relativos à alienação de bens móveis e de bens imóveis, bem como as escrituras de compra e venda de imóvel;

      XXV - assinar escrituras, liberar hipoteca e demais atos relativos à situação dominial de imóveis;

      XXVI - aprovar a regulamentação de normas internas do órgão; e

      XXVII - executar as demais atribuições que lhe forem conferidas.

      Parágrafo único. As competências supracitadas poderão ser subdelegadas pelo Diretor do Centro, respeitadas a legislação vigente.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

  • Coordenação de Administração (COADM)
    • Coordenador: Rodolfo Modrigais Strauss Nunes

      Coordenadora Substituta: Jane Zandomenico

      A Coordenação de Administração do CEMADEN é responsável pelo planejamento administrativo anual da Instituição, pela execução orçamentária e pelo controle físico-financeiro de seu orçamento. Tem a responsabilidade de desenvolver metodologias de execução de rotinas administrativas de forma a possibilitar alcançar a padronização e a otimização dos resultados das atividades.

      Com base na missão e na visão do CEMADEN, a Coordenação Administrativa elabora e implementa o planejamento estratégico, gerindo recursos organizacionais, sejam materiais, patrimoniais, financeiros, tecnológicos ou humanos, garantindo boa gestão dos recursos públicos.

      Oferece apoio para criar uma cultura organizacional, direcionando ao desenvolvimento da liderança, estabilidade, flexibilidade e inovação. Para isso, também organiza, de forma sistêmica, os setores administrativos e aqueles sob sua responsabilidade, promovendo ações de estímulo, apoio e qualificação do corpo técnico-administrativo.

      A(o) Coordenação de Administração (COADM) compete:

      I - assistir à Diretoria do Centro na formulação de políticas e estratégias, em especial no planejamento de captação e formação de recursos humanos, e na definição de procedimentos para a execução dos programas e ações internas, no âmbito de sua competência;

      II - planejar e acompanhar o orçamento anual e plurianual, e a gestão orçamentária, financeira e patrimonial, em especial:

      a) assistir a Diretoria na elaboração e execução do planejamento administrativo anual da Instituição, com base no Plano Plurianual - PPA e na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em articulação com as unidades do Centro;

      b) coordenar:

      1. o processo de elaboração da proposta orçamentária, da execução físico-financeira e das atividades dos Sistemas de Orçamento e Finanças, de acordo com as orientações da Diretoria do Centro e do órgão central do Sistema de Orçamento;

      2. o processo de ajustes do orçamento ao longo de cada exercício financeiro; e

      3. os procedimentos para pagamento das despesas relativas aos impostos, seguros, taxas, condomínios, aluguéis e dos demais contratos de serviços continuados ou não continuados e de aquisições;

      c) realizar a conformidade dos registros no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - Siafi dos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial praticados pelos ordenadores de despesa e responsáveis por bens públicos, à vista das normas vigentes, da tabela de eventos do Siafi e da conformidade documental da unidade gestora;

      d) executar e prestar o suporte necessário às atividades contábeis que competem ao Centro, conforme as diretrizes dos órgãos superiores;

      e) gerenciar e executar as atividades de programação e execução orçamentária e financeira das ações asseguradas no orçamento anual;

      f) administrar os créditos orçamentários; e

      g) propor a programação financeira anual e mensal;

      III - gerir os recursos humanos, em especial:

      a) coordenar a execução das atividades relativas a registros, lotação, movimentação, concessão e pagamento de pessoal, e a execução das demais atividades de gestão de pessoas, incluindo a administração dos registros no Sistema Integrado de Administração de Pessoal - Siape e outros sistemas informatizados de gestão de pessoal;

      b) planejar e coordenar a execução das atividades relacionadas com as políticas de administração e desenvolvimento de recursos humanos, seguindo as diretrizes emanadas do órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - Sipec e da administração central do Ministério;

      c) coordenar programas de treinamento e melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho; e

      d) apoiar a realização de treinamentos e eventos técnicos e científicos de interesse do Centro;

      IV - gerir as licitações, contratos, convênios e recursos logísticos, em especial:

      a) criar condições a identificação dos instrumentos contratuais e de convênios a serem firmados e nos controles internos e externos;

      b) buscar a regularidade na realização da receita e da despesa e na prestação de contas, em articulação com o órgão superior competente as unidades do Centro;

      c) observar a legislação específica e normas correlatas, orientando quanto a sua observância em questões suscitadas pela aplicação de leis, decretos e regulamentos relativos às atividades de contratos, licitações e convênios do Centro;

      d) sinalizar a necessidade de providências cabíveis na fiscalização, aplicação de penalidades e direito à ampla defesa na execução de contratos e convênios;

      e) supervisionar a ocupação do espaço físico do Centro, definindo as áreas e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades;

      f) gerenciar atividades relacionadas a logística, transportes, comunicação administrativa, guarda de documentos, segurança patrimonial, segurança do trabalho, manutenção e modernização das instalações de infraestrutura e logística;

      g) planejar e coordenar a execução das atividades relativas à aquisição de bens e contratação de serviços, administração de material e patrimônio, licitações e contratos, obras e serviços de engenharia, transporte, terceirização, telefonia e serviços gerais, reprografia, administração e manutenção predial;

      h) instruir os processos, em primeira instância, sobre os recursos e representações interpostos em face das decisões das Comissões de Licitação e Pregoeiros, referentes à unidade de administração de serviços gerais do Centro;

      i) instruir os processos de reconhecimento de inexigibilidade de licitação e de dispensa de licitação, nos termos dos arts. 24 a 26 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

      j) emitir atestados de capacidade técnica e demais atos necessários à gestão contratual, no âmbito do Centro;

      k) analisar e propor as contratações, termos aditivos ou apostilamentos de despesas, observadas as normas vigentes;

      l) formalizar projeto básico, plano de trabalho e termo de referência, no âmbito de sua competência;

      m) coordenar a execução das atividades relacionadas com a execução orçamentária e financeira, passagens e diárias, licitações e contratos; e

      n) coordenar a execução das atividades relacionadas com as obras e manutenção de edifícios públicos, material e patrimônio, transporte, telefonia, terceirização, reprografia e serviços gerais; e

      V - realizar a gestão da informação, protocolo e documentação, em especial:

      a) planejar e coordenar as atividades e projetos relativos à modernização e organização administrativa, segundo as diretrizes e padrões emanados dos órgãos superiores;

      b) proceder à formalização, tramitação e controle dos processos administrativos;

      c) controlar o envio de matérias para publicação no Diário Oficial da União;

      d) elaborar, editar e distribuir Boletins de Serviço;

      e) implementar os dispositivos legais voltados para a formalização e o controle de processos e documentos;

      f) controlar os contratos com as empresas de postagem, fornecedoras de periódicos e de carga nas máquinas franqueadoras;

      g) elaborar, implementar e manter o Plano Arquivístico; e

      h) organizar, preservar, controlar e atualizar o acervo bibliográfico.

      Integrantes:

      Secretaria: Cintia Lima

      Nome

      Cargo

      Área de Atuação

      Adrielly Campos e Almeida Analista em C&T Gestão Administrativa
      Alessandra Maria Martins de Freitas Analista em C&T Gestão Administrativa
      Alessandra Martins de Castro Analista em C&T Gestão Orçamentária e Financeira
      Ana Helena Lopes dos Santos Analista em C&T Gestão Administrativa
      Bruno Stramandinoli Moreno Analista em C&T Recursos Humanos
      Daniel Honorato Gomes Analista em C&T Gestão Orçamentária e Financeira
      Elis Machado de Oliveira Analista em C&T Engenharia
      Glayse da Silva Ferreira Analista em C&T Gestão Administrativa
      Gustavo Bruno Assis Analista em C&T Administração e Serviços de Infraestrutura
      Jane Zandomenico Analista em C&T Recursos Humanos
      Livia Gonzaga Moura Analista em C&T Gestão Administrativa
      Lucas Augusto da Silva Zolet Analista em C&T Gestão Administrativa
      Luiz Antônio Gargione Analista em C&T Gestão Administrativa
      Rodolfo Modrigais Strauss Nunes Analista em C&T Gestão Orçamentária e Financeira
      Ronald da Conceição de Sá Assistente em C&T Gestão Orçamentária e Financeira
      Vanessa de Alencar Nunes Analista em C&T Gestão Administrativa
      Wesley Nogueira Barbosa Analista em C&T Gestão Orçamentária e Financeira
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

  • Coordenação de Relações Institucionais (CORIN)
    • Coordenador: Ana Paula M. A. Cunha

      Coordenadora Substituta: Marisa Pulice Mascarenhas

      Responsável por coordenar ações de articulação e de representação institucional, a Coordenação de Relações Institucionais estabelece e gerencia acordos de parcerias técnicas, convênios, e outros instrumentos de cooperação entre o Cemaden e as diversas instituições internacionais e nacionais das esferas federal, estadual, municipal, bem como com organizações privadas e não-governamentais.

      Todas as parcerias estão voltadas ao monitoramento e intercâmbio de informações relacionadas a desastres naturais, visando desenvolver as ações e atingir as metas, de forma a contribuir científica e tecnicamente para o cumprimento da missão do Cemaden.

      A essa Coordenação cabe também supervisionar a participação e a realização de eventos e a divulgação e a comunicação social, de forma a viabilizar ações de responsabilidade social, envolvendo atividades e projetos de inclusão social, difusão científica, promoção do aumento da percepção de risco de desastres naturais.

      As ações da Coordenadoria de Relações Institucionais devem se vincular na atuação em rede do Sistema Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, incluindo a educação ambiental e a implementação de política aberta de disseminação de dados e informações sobre meio ambiente e desastres naturais.

      A(o) Coordenação de Relações Institucionais (CORIN) compete:

      I - coordenar:

      a) as ações de articulação e representação institucional para o cumprimento da missão do Centro, o aprimoramento das ações relacionadas ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

      b) as atividades de participação e realização de eventos de representação institucional;

      c) as atividades de divulgação e comunicação social, de popularização da ciência, de desenvolvimento social e de capacitação externa de recursos humanos;

      d) as ações de responsabilidade social, envolvendo atividades e projetos de inclusão social, difusão científica, promoção do aumento da percepção de risco de desastres naturais, desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida;

      e) as ações de capacitação externa de recursos humanos por meio do gerenciamento do apoio institucional, de parcerias com outras instituições e oferta de cursos, no âmbito de competência do Centro; e

      f) o estabelecimento de instrumentos de cooperação e gerenciamento de acordos de parceria para pesquisa, desenvolvimento e inovação; acordos de cooperação técnica; convênios; e outros instrumentos de cooperação entre o Centro e instituições governamentais ou não governamentais;

      II - formular estratégias e ações promocionais da imagem do Centro;

      III - implementar a política de dados abertos e informações;

      IV - realizar a articulação e expansão de redes de pesquisa e de monitoramento de desastres para a implantação, consolidação e expansão do sistema de gestão de riscos e desastres;

      V - assistir à Diretoria do Centro na formulação de políticas e estratégias, em especial no planejamento de captação e formação de recursos humanos, nas áreas de interesse do Centro;

      VI - definir procedimentos para a execução dos programas e ações internas no âmbito de sua competência; e

      VII - auxiliar a Diretoria na formulação de políticas de cooperação nacional e internacional e acompanhar sua implementação.

      Integrantes:

      Secretaria: Angela Botelho

      Nome Cargo Área de Atuação
      Ana Veiga Pesquisadora Colaboradora  Comunicação
      Camila Craveiro da Costa Campos Analista em C&T Comunicação Social
      Fernanda Jaciana Bluyus Matias de Aguiar Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Luana Rodrigues Godinho Silveira Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Marcela Regina Torres do Prado Gobbo Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Maria Rosário Aparecida Orquiza Analista em C&T Comunicação Social
      Marina Carvalho de Lorenzo Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Marisa Pulice Mascarenhas Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Melissa Tavares Medeiros Analista em C&T Comunicação Social
      Renato Santos Lacerda Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Selma Regina Simões Santos Chiavelli Analista em C&T Gestão e Articulação Interinstitucional
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

  • Coordenação-Geral de Operações e Modelagens (CGOP)
    • Coordenador-Geral: Marcelo Enrique Seluchi

      Coordenador-Geral Substituto: Giovanni Dolif Neto

      Entre as competências da Coordenação-Geral de Operações e Modelagens está a de propor metas e indicadores relacionados à modelagem dos sistemas de análise de dados e da informatização avançada no setor, garantindo a operação contínua, ininterrupta e a qualidade dos serviços.

      É responsável por avaliar, desenvolver e implementar novas tecnologias dentro do sistema de telecomunicações, para aprimorar a eficácia da disseminação de alertas e informações de desastres naturais.

      A Divisão de Monitoramento e Alertas tem a responsabilidade de monitorar em regime contínuo as condições hidrometeorológicas e os possíveis impactos socioambientais, com o intuito de elaborar, nos casos em que se julgar necessário, alertas de desastres naturais com o maior detalhamento espacial e temporal possível. Esses alertas são repassados ao Cenad, e este, por sua vez, repassa os alertas aos estados e municípios. Dessa forma, a Divisão de Monitoramento e Alertas do Cemaden subsidia o trabalho da Defesa Civil, evitando a perda de vidas humanas, com a função de mitigar os impactos negativos dos fenômenos naturais.

      A(o) Coordenação-Geral de Operações e Modelagens (CGOP) compete:

      I - monitorar as condições ambientais no território nacional;

      II - identificar situações com potencial para provocar desastres de origem hidro-meteorológico nos municípios monitorados;

      III - elaborar e divulgar os alertas de risco de desastres hidrológicos e/ou geodinâmicos para os municípios monitorados, respeitadas as leis, normas, protocolos e acordos vigentes;

      IV - zelar pela manutenção de padrões internacionais de qualidade, tempestividade e acerto dos alertas emitidos;

      V - gerenciar a operação contínua, ininterrupta e a qualidade dos produtos elaborados pelo centro operacional do Centro;

      VI - propor e implementar ações de adequação e/ou expansão dos sistemas observacionais de monitoramento de desastres naturais, mantendo sua plena execução e a disponibilidade dos resultados para a Sala de Situação do Centro e para a sociedade;

      VII - propor e acompanhar planos operativos e emitir relatórios estatísticos e gerenciais de execução das ações de responsabilidade do centro operacional;

      VIII - providenciar o registro e arquivamento de toda documentação, digital ou física, recebida e emitida pela área operacional do Centro; e

      IX - subsidiar a Direção na formulação de políticas e definição de estratégias para a implementação de programas, ações e atividades para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo, no âmbito de sua competência, com o cumprimento das diretrizes e metas estabelecidas no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

      Integrantes:

      Erika Sezinando Guimarães

      Nome Cargo Área de Atuação
      Alan Reis Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Alex Ovando Leyton Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Andréia Bender Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Andrezza Marques Ferreira Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Carla Correa Prieto Tecnologista Geodinâmica
      Caroline Estéphanie Ferraz Mourão Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Claudia de Albuquerque Linhares Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Diego Oliveira de Souza Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Eliana Maia de Jesus Palmeira Vale Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Elisabete Weber Reckziegel Tecnologista Geodinâmica
      Enos Nobuo Sato Tecnologista Geodinâmica
      Felipe da Rocha Soares Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Frederico Fernandes de Ávila Tecnologista Geodinâmica
      Gisele dos Santos Zepka Saraiva Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Graziela Balda Scofield Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Gustavo Costa Moreira da Silva Tecnologista Desastres Naturais
      Harideva Marturano Egas Tecnologista Geodinâmica
      Henri Rossi Pinheiro Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Jhonathan Lima de Souza Tecnologista Desastres Naturais
      João Paulo de Carvalho Araújo Tecnologista Geodinâmica
      João Paulo Lima de Paula Tecnologista Geodinâmica
      Jorge Luiz Barbarotto Junior Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Juliano Oliveira Martins Coelho Tecnologista Geodinâmica
      Kelen Martins Andrade Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Leandro Casagrande Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Maria Cristina Maciel Lourenço Tecnologista Desastres Naturais
      Maria das Dores da Silva Medeiros Tecnologista Desastres Naturais
      Mariana Pallotta Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Marilei Foss Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Mosefran Barbosa Macedo Firmino Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Paula Costa Campos Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Pedro Ivo Mioni Camarinha Tecnologista Geodinâmica
      Rafael Alexandre Ferreira Luiz Tecnologista Desastres Naturais
      Regina Tortorella Reani Tecnologista Desastres Naturais
      Regla De La Caridad Duthit Somoza Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Rodrigo Augusto Stabile Tecnologista Geodinâmica
      Rodrigo Silva da Conceição Tecnologista Desastres Naturais
      Rogério Lessa de Castro Carneiro Tecnologista Desastres Naturais
      Samuellson Lopes Cabral Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Saulo Barros Costa Tecnologista Extremos Metereológicos
      Suelen Roballo Fischer Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Thiago Balisa Santana Tecnologista Extremos Hidrológicos
      Thiago Bazzan Tecnologista Geodinâmica
      Tiago Bernardes Tecnologista Desastres Naturais
      Tulius Dias Nery Tecnologista Geodinâmica
      Vanessa Canavesi Tecnologista Desastres Naturais
      Viviana Aguilar Munoz Tecnologista Desastres Naturais
      Yumiko Marina Tanaka da Anunciação Tecnologista Extremos Meteorológicos
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a domingo - 24h por dia

  • Divisão de Monitoramento e Operações da Rede Observacional (DIMOR)
    • Chefe: Gustavo Antunes de Souza

      Chefe Substituto: André Aparecido de Souza Ivo

      A(o) Divisão de Monitoramento e Operações da Rede Observacional (DIMOR) compete:

      I - monitorar o estado operacional da Rede Observacional do Centro e diagnosticar prováveis falhas, incluindo a fase de comunicação dos dados, com apoio da área de infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC;

      II - planejar, elaborar e apoiar projetos de manutenção, instalação e expansão da Rede Observacional do Centro;

      III - manter a execução dos serviços de manutenção dos equipamentos essenciais da Rede Observacional;

      IV - elaborar relatórios de monitoramento continuado da Rede Observacional;

      V - acompanhar, fiscalizar e realizar a gestão administrativa dos contratos relativos à Rede Observacional do Centro;

      VI - apoiar a gestão de patrimônio da Rede Observacional; e

      VII - realizar a gestão da documentação, digital ou física, recebida e emitida pelo Centro, relativa à Rede Observacional.

      Integrantes:

       Secretária Erika Sezinando Guimarães

      Nome Cargo Área de Atuação
      André Aparecido de Souza Ivo Tecnologista Engenharia
      Domingos Fernandes Urbano Neto Tecnologista Engenharia
      Gustavo Antunes de Souza Tecnologista Engenharia
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

  • Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (CGPD)
    • Coordenador-Geral: José Antônio Marengo Orsini

      Coordenador-Geral Substituto: Rodolfo Moreda Mendes

      A CGPD coordena e avalia metas, indicadores e linhas prioritárias de pesquisa para atingir os objetivos do Centro. Seu principal objetivo é realizar pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos sobre todos os tipos de desastres naturais no Brasil e na América do Sul. Além disso, a CGPD realiza pesquisas baseadas em modelos numéricos para previsão do tempo, clima sazonal e mudanças climáticas relacionadas aos desastres naturais. Ela também se dedica à capacitação e formação de recursos humanos, com foco na pós-graduação.

      Suas atribuições incluem o desenvolvimento de soluções integradas em gestão de riscos de desastres naturais, a proposição e implementação de ações para adequação ou expansão dos sistemas de monitoramento, a elaboração e supervisão de metodologias de acompanhamento e avaliação, a proposição de medidas corretivas e de aprimoramento, e o apoio na formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo, alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

      A(o) Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (CGPD) compete:

      À Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento compete:

      I - coordenar e avaliar a criação de metas e indicadores e a definição das linhas prioritárias de pesquisa para o cumprimento dos objetivos do Centro;

      II - realizar:

      a) pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos sobre todos os tipos de desastres naturais que ocorrem no País e na América do Sul;

      b) pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos sobre eventos de natureza geológica e hidrológica associados a desastres naturais;

      c) pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos a partir de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, de clima sazonal e de cenários de mudanças climáticas diretamente relacionados com os desastres naturais; e

      d) a capacitação, treinamento e apoio às atividades de formação de recursos humanos, com ênfase no nível de pós-graduação;

      III - desenvolver pesquisas e produtos tecnológicos buscando soluções integradas em gestão de riscos de desastres naturais no tocante à alertas;

      IV - propor, implementar e controlar as ações de adequação ou expansão dos sistemas observacionais de monitoramento de desastres naturais, dando o suporte necessário ao desenvolvimento de pesquisas e tecnologias avançadas no aprimoramento das atividades do centro operacional;

      V - elaborar e supervisionar as metodologias de acompanhamento e avaliação da execução técnica, gerencial e físico-financeira das ações, programas, projetos e atividades;

      VI - propor medidas para a correção de suas distorções e para o aperfeiçoamento das ações, programas, projetos e atividades, em articulação com a Coordenação de Administração; e

      VII - subsidiar a Diretoria na formulação de políticas e definição de estratégias para a implementação de programas, ações e atividades para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo para o cumprimento das diretrizes e metas estabelecidas, no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais e da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

      Integrantes:

      Secretaria: Josiane Rosa

      Nome

      Cargo

      Área de Atuação

      Ana Paula Martins do Amaral Cunha Pesquisador(a) Secas
      Christopher Alexander Cunningham Castro Pesquisador(a) Meteorologia
      Conrado de Moraes Rudorff Pesquisador(a) Hidrologia
      Giovanni Dolif Neto Pesquisador(a) Meteorologia
      Glauston  Roberto  Teixeira  de  Lima Pesquisador(a) Desastres Naturais
      Leonardo Bacelar Lima Santos Pesquisador(a) Modelagem de Desastres Naturais
      Liana Oighenstein Anderson Pesquisador(a) Fogo, Vegetação e Desastres Naturais
      Luciana de Resende Londe Pesquisador(a) Desastres Naturais
      Luis Marcelo de Mattos Zeri Pesquisador(a) Agrometeorologia
      Luz Adriana Cuartas Pineda Pesquisador(a) Hidrologia
      Marcio Augusto Ernesto de Moraes Pesquisador(a) Hidrologia
      Marcio Roberto Magalhães de Andrade Pesquisador(a) Geodinâmica
      Rochane de Oliveira Caram Pesquisador(a) Hidrologia
      Rodolfo Moreda Mendes Pesquisador(a) Geodinâmica
      Silvia Midori Saito Pesquisador(a) Desastres Naturais
      Victor Marchezini Pesquisador Desastres Naturais
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

  • Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados (DIPIN)
    • Chefe: Eduardo Fávero Pacheco da Luz

      Chefe Substituto: Rogério Ishibashi

      A Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados acompanha a implementação de estratégias e procedimentos adotados para a execução dos programas de pesquisa e desenvolvimento conduzidos pelo Cemaden e gerencia e promove ações de disseminação dos estudos e artigos científicos produzidos.

      A(o) Divisão de Desenvolvimento de Produtos Integrados (DIPIN) compete:

      I - executar a gestão da TIC, em especial:

      a) supervisionar a implementação, a utilização e a avaliação dos processos de desenvolvimento de sistemas informatizados;

      b) apoiar no planejamento, execução e controle das atividades de desenvolvimento de sistemas informatizados e de sítios; e

      c) elaborar projetos para execução de atividades relacionadas com o estudo, implantação, modernização, avaliação de produtos e serviços, aquisição, expansão, remanejamento, segurança e utilização dos recursos computacionais, para sua compatibilidade e integração;

      II - elaborar, acompanhar e avaliar metas e indicadores para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos serviços de TIC;

      III - propor e acompanhar planos operativos e emitir relatórios estatísticos e gerenciais de execução das ações relativas à TIC;

      IV - prover os serviços de supercomputação e serviços de suporte de TIC essenciais para o funcionamento do Centro;

      V - administrar a operação dos sistemas computacionais;

      VI - apoiar a:

      a) Diretoria em ações de governança de TIC;

      b) Coordenação de Relações Institucionais na implementação de política aberta de disseminação de dados e informações;

      c) Coordenação-Geral de Operações e Modelagem, em especial:

      1. no desenvolvimento e implementação de uma suíte de modelos numéricos de desastres naturais em apoio à elaboração de alertas; e

      2. na avaliação, desenvolvimento e implementação de novas tecnologias que usam meios de telecomunicações para disseminação de alertas e informações de desastres naturais; e

      d) Coordenação-Geral de Pesquisa e Desenvolvimento, em especial no desenvolvimento:

      1. tecnológico sobre todos os tipos de desastres naturais que ocorrem no País e na América do Sul;

      2. de produtos tecnológicos para soluções integradas em gestão de riscos de desastres naturais no tocante à alertas;

      3. tecnológico sobre eventos de natureza geológica e hidrológica associados a desastres naturais; e

      4. tecnológico a partir de resultados de modelos numéricos de previsão do tempo, de clima sazonal e de cenários de mudanças climáticas diretamente relacionados com os desastres naturais.

      Integrantes:

      Secretária Josiane Rosa

      Nome

      Cargo

      Área de Atuação

      Adenilson Roberto Carvalho Tecnologista Tecnologia da Informação
      Alexandre Copertino Jardim Tecnologista Tecnologia da Informação
      Carlos Koji Morikane Tecnologista Tecnologia da Informação
      Eduardo Fávero Pacheco da Luz Tecnologista Tecnologia da Informação
      Fernando de Oliveira Pereira Tecnologista Tecnologia da Informação
      Jaqueline Aparecida Jorge Papini Soares Tecnologista Tecnologia da Informação
      João Victor Cal Garcia Tecnologista Tecnologia da Informação
      Klaifer Garcia Tecnologista Tecnologia da Informação
      Marcus Vinicius Salgado Mendes Tecnologista Tecnologia da Informação
      Rogério Ishibashi Tecnologista Tecnologia da Informação
      Wagner da Silva Billa Tecnologista Tecnologia da Informação
      Endereço / Horário de funcionamento

      Estrada Dr. Altino Bondesan, 500 - Eugênio de Melo
      São José dos Campos - SP
      12247-016
      Segunda a sexta-feira de 8 às 17h

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  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura física e organizacional do Cemaden
      • O Cemaden e sua competência no âmbito do Plano Nacional de Gestão de Risco de Riscos e Resposta a Desastres Naturais
      • Quem é quem
      • Plano Diretor 2019-2022
      • Termo de Compromisso de Gestão e Relatórios
      • Plano Diretor 2024-2027
      • Política de Inovação
      • Portfólio de Programas e Projetos
      • Atas de Reuniões
      • Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações
      • Acordos de Parceria, Protocolos de Intenções
      • Acordos de Adesão para Expansão da Rede Observacional - Ciclo 2023 a 2026
    • Ações e Programas
      • Implementação de ações e projetos - 2012 a 2015
      • Projeto Pluviômetros nas Comunidades
      • Projeto Prevenção de deslizamentos se aprende na escola
    • Agenda de Autoridades
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      • TED - Cemaden e UFPE - 2023
      • TED - Cemaden e Secretaria de Periferias/MCidades - 2025
      • TED CNPq 2025
      • TED - Cemaden e UFPE - 2025
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