Notícias
INSTITUCIONAL
Reforço na Ciência
Novos servidores no acolhimento
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) acaba de dar um importante passo rumo ao fortalecimento da equipe de profissionais para o cumprimento da missão institucional. Com a entrada de 35 novos servidores públicos, aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) e em seleções específicas para pesquisadores e tecnologistas, o Centro amplia sua capacidade de atuação científica, técnica e administrativa.
Como parte do processo de integração, os novos nomeados participaram de um dia de acolhimento no qual tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais o Cemaden e vivenciaram uma dinâmica de apresentação que gerou maior aproximação entre os colegas.
Comunicação Institucional e Parcerias Estratégicas
Na Coordenação de Relações Institucionais (Corin), a chegada de quatro servidores cria expectativas positivas sobre a melhor inserção do Cemaden nas mídias ”A área de comunicação é essencial para ampliar o diálogo com a sociedade, promovendo a percepção de risco e o papel do Cemaden como instituição estratégica nacional”, explica a Coordenadora da Corin, Ana Paula Cunha. Ela também revela que o incremento de pessoal fomenta o anseio em expandir as parcerias nacionais e internacionais, um passo necessário para fortalecer redes colaborativas e dar visibilidade global ao trabalho desenvolvido.
Educação e Pesquisa em Desastres
A Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento (CGPD) conta agora com dois novos pesquisadores com foco específico em impactos de desastres; mais quatro pesquisadores nas áreas de processos geo-hidrológicos deflagradores de desastres; três profissionais na área de redução de riscos de desastres, que também reforçarão o grupo do Programa Cemaden Educação; e dois especialistas em Meteorologia por sensores remotos, entre outros profissionais que fortalecerão o grupo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Centro.
Engenharia e Rede Observacional
A Divisão de Monitoramento e Operações da Rede Observacional (Dimor) recebeu três novos especialistas que atuarão diretamente na equipe de gestão da rede observacional ambiental do Cemaden. Esses profissionais chegam em um momento estratégico para o Centro, uma vez que a rede observacional está em processo de expansão em todo o território nacional. Até o final de 2026, a previsão é que o número de pluviômetros passe de aproximadamente 3.000 para cerca de 5.500 unidades.
Monitoramento e Emissão de Alertas
A Coordenação-Geral de Operações e Modelagens (CGOM) também está recebendo o reforço de mais sete profissionais para atuação na sala de situação do Centro — um incremento importante, embora ainda aquém do necessário para monitorar e emitir de alertas para 2095 municípios até 2026.
Administrativo: Garantia do Funcionamento da Máquina Pública
Na Coordenação de Administração (COADM), a entrada de cinco novos servidores, com previsão da chegada de mais dois, permitirá não só o atendimento de demandas reprimidas, mas também o funcionamento contínuo das atividades internas.
“Desejo muito sucesso aos novos servidores, na expectativa de que possam colaborar para o desenvolvimento desta Coordenação, tendo como norte a nossa visão “Ser determinante para a consolidação da ciência, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de desastres deflagrados por extremos hidrometeorológicos no país”, destacou o coordenador da COADM, Rodolfo Strauss.
Boas-vindas e esperança
A recepção aos novos servidores foi marcada por mensagens:
“Vocês estão entrando em um centro único no Brasil e na América Latina. O nosso trabalho é usar ciência e tecnologia para prever riscos de desastres e salvar vidas.”
“A chegada desses profissionais traz novas energias ao CEMADEN.”
“Desejo que toda nova energia que chegou com os novos servidores contagie, e que o resultado desta sinergia seja a excelência!”
