Notícias
Evento Internacional
Cemaden participa da Cúpula Internacional sobre Sustentabilidade e Inovação Ambiental
A Cúpula Internacional sobre Sustentabilidade e Inovação Ambiental, realizado em Bogotá (Colômbia), entre os dias 9 e 11 de setembro, contou com a participação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A pesquisadora e hidróloga do Cemaden, Luz Adriana Cuartas, representando o Brasil, participou do Painel XIV, no debate do tema “Sistemas que protegem: coordenação e tecnologia em desastres ambientais”, juntamente com pesquisadores e representantes da Colômbia, Espanha e Equador.
Promovido pela Corporação Autônoma Regional de Cundinamarca (CAR), da Colômbia, o evento da Cúpula Ambiental 2025 incluiu conferências, exposições temáticas e experiências sobre inteligência artificial aplicada ao meio ambiente. Também contou com visitas educacionais e fóruns de discussão sobre inovação tecnológica, além de apresentações de casos bem-sucedidos de gestão ambiental desenvolvidos por diversos países participantes.
O objetivo do evento foi o de promover acordos de cooperação internacional, aliando esforços entre o setor público e o privado, a fim de consolidar novas iniciativas de restauração de ecossistemas.
Experiências do Cemaden são apresentados na Cúpula Internacional
No painel, a pesquisadora do Cemaden, Luz Adriana Cuartas, contribuiu com as questões associadas à experiência do Cemaden na modelagem hidrológica em diversas escalas (espaciais e temporais) para prever inundações. Também abordou como se integram modelos hidrológicos a plataformas de sistemas de alerta, além do uso de ferramentas de IA e sensores remotos para otimizar a previsão hidrológica.
Foi discutida a questão das barreiras para a colaboração entre pesquisadores, governos e comunidades, bem como superar os desafios para uma gestão mais efetiva do risco de desastres. Falou sobre o papel da educação e da comunicação para reduzir o impacto dos eventos extremos.
A pesquisadora do Cemaden também apresentou propostas de como devemos mitigar e adaptar os sistemas de gestão de desastres para cenários mais extremos, relacionados às mudanças climáticas.
Mais informações sobre o evento
Abaixo, a Programação Cúpula Internacional sobre Sustentabilidade e Inovação Ambiental, realizado em Bogotá (Colômbia).
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)
