Notícias
Cemaden oferece Bolsa de Mestrado pela Fapesp
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – oferece Bolsa de Mestrado, fornecida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). As inscrições aos interessados vão até o dia 31 de agosto de 2025.
A Bolsa de Mestrado do Cemaden é para desenvolver pesquisas no tema de “mapeamento participativo”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden). Exige dedicação exclusiva, com atividades em São José dos Campos-SP.
Temática da pesquisa
O tema “Mapeamento Participativo de Riscos” da pesquisa a ser desenvolvida pelo Cemaden integra o Projeto Cidades Carbono Neutro (CCD), coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com apoio da Fapesp (Processo 2024/01115-0) . O projeto foi concebido com o intuito de ajudar as cidades no enfrentamento às mudanças climáticas.
A visão do projeto é propor soluções voltadas ao aumento da resiliência climática das infraestruturas e das pessoas, incorporando tecnologias baseadas na natureza nas cidades. Pretende apresentar soluções para o mercado que opera com emissões nas cidades. A elaboração da proposta do CCD partiu dos desafios apresentados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) em Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, do Estado de São Paulo.
O Cemaden participa de uma das trilhas setoriais do CCD, a de desenvolvimento urbano sustentável, que envolve análise de políticas públicas, capacitação e transferência de tecnologias e redes potencializadoras.
Informações e inscrições para a Bolsa de Mestrado
Os (as) candidatos (as) devem ter formação em áreas relacionadas à Geografia, Planejamento Urbano, Gestão Ambiental, Ciências Sociais e áreas afins.
O prazo para envio da candidatura vai até o dia 31 de agosto de 2025.
A bolsa de Mestrado fornecida pela FAPESP tem duração de até 24 meses e valor mensal de R$ 3.270,00 no primeiro ano e R$ 3.450,00 no segundo. Há ainda um auxílio financeiro para despesas diretamente relacionadas às atividades de pesquisa (www.fapesp.br/rt) e um auxílio instalação (norma completa em www.fapesp.br/7771) para bolsistas que precisem se mudar para a cidade onde se localiza o Cemaden. Há, ainda, possibilidade de estágio de pesquisa no exterior. Mais informações estão disponíveis no site www.fapesp.br/bolsas/ms.
O processo seletivo da Bolsa de Mestrado incluirá análise de Currículo Lattes, entrevista e apresentação virtual.
Candidatos(as) selecionados(as) para a fase de entrevistas serão comunicados por e-mail até o dia 01 de setembro de 2025.
O(a) candidato(a) selecionado(a) para a Bolsa de Mestrado também deverá ser aprovado(a) no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais (ICT/Unesp-Cemaden), que será realizado entre setembro e novembro de 2025.
Para se candidatar, os (as) interessados (as) devem preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/JEagNotWNVLJD5nA6
Cronograma
-Prazo para envio da candidatura à Bolsa de Mestrado FAPESP : 31/08/2025
-Notificação a candidatos(as) selecionados para a fase de entrevistas: até 01/09/2025
-Realização da prova da pós-graduação em desastres (ICT/Unesp-Cemaden): entre setembro e novembro/2025
-Início das atividades da bolsa de mestrado, no Cemaden: 01/03/2026
Em caso de dúvidas, pode contatar o pesquisador do Cemaden, Victor Marchezini (victor.marchezini@cemaden.gov.br).
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)