Notícias
Cemaden na ExpoT&C da 77ª Reunião da SBPC participa com estande expositivo e no debate sobre Emergência Climática e Gestão Adaptativa
“Progresso é a Ciência em todos os Territórios” é a temática da 77ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em Recife (PE), na Universidade Federal Rural do Pernambuco (UFRPE-Campus Dois Irmãos), entre os dias 13 e 19 de julho de 2025. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - participará do evento com o estande na ExpoT&C e com palestra do climatologista Jose Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden, em mesa-redonda, dentro da programação científica da SBPC.
Estande do Cemaden na ExpoT&C
O estande do Cemaden contará com um painel que busca relacionar os 14 anos desde sua criação, dentro dos 40 anos do MCTI, por meio do destaque para os principais projetos desenvolvidos ao longo do período. A criação do Cemaden demarca a entrada da temática de Monitoramento e Alertas de Desastres na agenda de políticas públicas nacional.
A exposição mostrará o Sistema de Alerta Precoce de Desastres, denominado SALVAR - Sistema de Alerta e Visualização de Áreas de Risco e as principais ferramentas utilizadas no monitoramento de desastres, tal como é feito na Sala de Operação do Cemaden. Mostrará as informações, em tempo real, sobre o monitoramento das chuvas em diferentes pontos do país, áreas de risco de inundações e deslizamentos, dados de radares meteorológicos e pluviômetros automáticos, ferramentas de detecção de raios, dentre outros.
A novidade, neste ano, será a apresentação comparativa de duas plataformas de coleta de dados ambientais: das quase 5 mil plataformas de coleta de dados ambientais instaladas em todas as regiões do Brasil. Os pluviômetros automáticos representam 70% desse montante. Na exposição, serão apresentados dois pluviômetros automáticos -- o modelo de 2012, instalado na maior parte do país, e o modelo atual, que está sendo instalado na fase de expansão da rede observacional do Cemaden, por meio de recursos do PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento), lançado pelo governo federal brasileiro, com o objetivo de investimentos em infraestrutura e outras áreas do país..
O novo modelo de pluviômetro automático será instalado em mais de 850 municípios brasileiros, num acréscimo de cerca de 2.500 equipamentos. Os visitantes no estande do Cemaden poderão conhecer os componentes de cada modelo, suas similitudes e seus diferenciais, com destaque para o incremento tecnológico comunicacional (Narrowband IoT).
Na área informativa e educacional - voltada à prevenção de riscos de desastres socioambientais - o estande manterá uma apresentação de vídeos institucionais contínuos, além da exposição de banners, contendo informações de projetos institucionais do Cemaden.
Ainda na área educacional, haverá a apresentação de jogos de tabuleiro, desenvolvidos pela equipe de pesquisa do Cemaden, para divulgação científica sobre a temática de riscos e prevenção de desastres.
Haverá a distribuição de algumas publicações recentes (livros e jogos) voltadas à divulgação científica e difusão de conhecimentos na área de desastres monitorados pelo Cemaden.
ExpoT&C
A ExpoT&C é uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne diversos expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
Mais informações:
expotec@sbpcnet.org.br
Palestra do Cemaden na programação científica do SBPC
No dia 14 de julho (segunda-feira), das 13h00 às 15h30, está programada a mesa-redonda “Emergência Climática e Gestão Adaptativa para a Segurança Hídrica e Redução de Riscos de Desastres, que ocorre no Auditório da Biblioteca Setorial da UFPE. Na palestra e debate, participará o climatologista Jose Antonio Marengo Orsini, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do Cemaden/MCTI.
O debate será coordenado pela pesquisadora Suzana Maria G.L. Montenegro da UFPE, e contará, também, com a participação dos palestrantes Eduardo Mario Mendiondo (Universidade de São Paulo-USP) e Eduardo Sávio Passos Rodrigues Marins (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos -Funceme).
Temática da 77ª Reunião da SBPC
O tema central desta edição é “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. A dimensão continental do Brasil e sua construção como nação resultaram em inúmeras diversidades – ambiental, étnica, cultural – e também em desigualdades brutais, como a econômica e a social.
A 77ª Reunião da SBPC pretende dar visibilidade e trazer à discussão todos esses territórios e a atuação da ciência nos mesmos, necessária para que se avance na construção de um país que seja socialmente justo e economicamente sustentável sob todos os aspectos, principalmente ambiental.
As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas ininterruptamente desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O evento tem como objetivos difundir os avanços da Ciência, nas diversas áreas do conhecimento, para toda a população e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação.
Sobre a reunião e apresentação do SBPC:
https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/sobre-a-reuniao/apresentacao/
Para conferir a programação completa, basta acessar o site oficial do evento: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)